Seja o primeiro a compartilhar

5 fatos para entender o protestantismo ao redor do mundo nos dias atuais

Neste dia 31 de outubro, o protestantismo completa 500 anos. Foi em 1517 que Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg – ou as enviou ao arcebispo, como acreditam os historiadores –, em um ato que ficou conhecido como o mais importante para a Reforma Protestante, que criou uma nova forma de viver o cristianismo.

Iniciado na Alemanha, o protestantismo hoje está espalhado por várias partes do mundo, gerando, é claro, diferentes tipos de visões. Confira 5 curiosidades sobre essa religião:

1. Representa 37% dos cristãos

Os cristãos são aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Hoje em dia, são várias as religiões que seguem esses mandamentos, sendo os católicos a maioria, com 50%. Porém, os protestantes já alcançam uma grande faixa populacional, com 37% dos cristãos – bem superior, por exemplo, aos ortodoxos, que representam 12%.

Hoje em dia, a maior parte dos protestantes (87%) está fora da Europa, mesmo o movimento tendo se iniciado na Alemanha. A maior parte está no Hemisfério Sul, principalmente em países em desenvolvimento. Já os EUA, que tem uma tradição protestante bem grande, agrega 20% de todos os fiéis dessa vertente do cristianismo.

GráficoCenário brasileiro

2. Cenário norte-americano

Nos Estados Unidos, os protestantes representavam 51% de toda a população adulta em 2007, sendo que esse índice caiu para 47% em 2014. A Igreja Metodista Unida e a Igreja Evangélica Luterana da América foram as que mais tiveram queda no país. Enquanto muitas outras vertentes religiosas apresentam números em queda, a quantidade de adultos que acreditam em Cristo, mas não se “filiam” a nenhuma igreja tem aumentado: de 16% em 2007 para 23% em 2014.

EUA

3. Na América Latina

40% de todos os católicos do mundo estão em países da América Latina, porém, a Igreja Católico está cada vez mais em declínio em prol de religiões protestantes. Um detalhe extremamente importante é que os cerca de 19% de protestantes evangélicos da América Latina são muito mais praticantes de sua religião do que os católicos.

América Latina

4. Neopentecostalismo

Hoje em dia, a vertente que mais cresce no protestantismo são as Igrejas Neopentecostais, ou seja, aquelas que enfatizam o poder do Espírito Santo. No Brasil, basta ligarmos em algum canal televiso da madrugada para vermos esse novo tipo de fé, que tem se popularizado por toda a América Latina, pela África subsaariana e até mesmo na Ásia!

Igreja

5. A visão europeia

Na Europa, os pensamentos católico e protestante estão cada vez mais alinhados: se a Reforma Protestante surgiu para mostrar que não são as boas ações, mas sim a fé que leva ao reino dos céus, em oposição à Igreja Católica; hoje em dia, é cada vez mais comum notar que tanto católicos quanto protestantes acreditam que ambas as coisas são importantes para o perdão divino. Na Alemanha, o berço do protestantismo, apenas 7% dos fiéis declara frequentar a igreja semanalmente – um percentual semelhante ao dos católicos.

Protestante

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.