
Estilo de vida
03/11/2017 às 06:00•1 min de leitura
Se você tem pelo menos um cachorro em casa e se é do tipo que vive segurando seu bichinho amado e brincando com ele bem de perto, possivelmente já reparou que as patinhas do seu cão às vezes parecem ter um cheiro semelhante ao de pipoca ou algum salgadinho de milho – mas por que será que isso acontece?
Bom... Animais são sempre uma casa interessante para bactérias e outros microrganismos. “Se você estiver com uma boa saúde e uma boa higiene, você terá um rebanho de cerca de 1 trilhão de bactérias que pastoreiam em suas planícies carnudas – cerca de 100 mil delas para cada centímetro quadrado pele”, explicou Bill Bryson, em declaração publicada no Mental Floss.
As patinhas dos cachorros estão sempre em contato com o chão, com pouca circulação de ar e muita umidade, o que, logicamente, acaba se tornando um lugar ideal para a proliferação de bactérias que, uma vez instaladas, se reproduzem incansavelmente.
Bactérias acabam emitindo odores específicos, e na maioria dos casos o que se sobressai é um cheirinho de pipoca ou de milho – as culpadas, nesse caso, podem ser as bactérias Proteus, que têm cheiro de milho, ou a Pseudomonas, que possui um cheirinho mais adocicado de pipoca.
É supernormal que haja bactérias em pessoas e animais, e no caso específico do cheirinho de pipoca das patinhas do seu cão, não há motivo para alarde: você só deve se preocupar e consultar um veterinário se o odor for realmente muito forte e agressivo.