Por que as patas do seu cachorro têm cheirinho de pipoca?
3.781
Compartilhamentos

Por que as patas do seu cachorro têm cheirinho de pipoca?

Último Vídeo

Se você tem pelo menos um cachorro em casa e se é do tipo que vive segurando seu bichinho amado e brincando com ele bem de perto, possivelmente já reparou que as patinhas do seu cão às vezes parecem ter um cheiro semelhante ao de pipoca ou algum salgadinho de milho – mas por que será que isso acontece?

Bom... Animais são sempre uma casa interessante para bactérias e outros microrganismos. “Se você estiver com uma boa saúde e uma boa higiene, você terá um rebanho de cerca de 1 trilhão de bactérias que pastoreiam em suas planícies carnudas – cerca de 100 mil delas para cada centímetro quadrado pele”, explicou Bill Bryson, em declaração publicada no Mental Floss.

Abrigo de bactérias

cachorro

As patinhas dos cachorros estão sempre em contato com o chão, com pouca circulação de ar e muita umidade, o que, logicamente, acaba se tornando um lugar ideal para a proliferação de bactérias que, uma vez instaladas, se reproduzem incansavelmente.

Bactérias acabam emitindo odores específicos, e na maioria dos casos o que se sobressai é um cheirinho de pipoca ou de milho – as culpadas, nesse caso, podem ser as bactérias Proteus, que têm cheiro de milho, ou a Pseudomonas, que possui um cheirinho mais adocicado de pipoca.

É supernormal que haja bactérias em pessoas e animais, e no caso específico do cheirinho de pipoca das patinhas do seu cão, não há motivo para alarde: você só deve se preocupar e consultar um veterinário se o odor for realmente muito forte e agressivo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.