Era só o que faltava? Cientistas ensinam ovelhas a reconhecer celebridades

09/11/2017 às 08:162 min de leitura

Pois é, caro leitor, você leu o título da matéria corretamente! Um time de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um grupo de ovelhas para que elas aprendessem a reconhecer os rostos de celebridades. Mas, apesar de a gente aqui do Mega ter pensado “era só o que faltava...” quando nos deparamos com a notícia, na verdade existe um motivo nobre por trás da (curiosa) pesquisa.

Pra lá de espertas

De acordo com o pessoal da BBC, o experimento faz parte de um complexo estudo focado em entender o que acontece com o cérebro humano depois que pessoas desenvolvem condições degenerativas como o Mal de Parkinson e a Doença de Huntington, por exemplo, que interferem na forma como as informações são processadas pelo órgão.

Ovelha fofa(Pixabay/12019)

Conforme explicou Daniel Nield, do site Science Alert, os cientistas já sabiam que as ovelhas eram animais capazes de reconhecer rostos familiares, seja de outras ovelhas ou dos indivíduos que cuidam dos rebanhos. Contudo, o estudo serviu para demonstrar que esses animais também podem aprender a identificar pessoas que elas não conhecem apenas ao olhar para suas fotos — e que suas habilidades são comparáveis às dos chimpanzés e até dos humanos.

Assim, durante o experimento, a equipe ensinou um bando de ovelhas a reconhecer os rostos de celebridades como Barack Obama, Jake Gyllenhaal e Emma Watson, por exemplo. Para isso, os pesquisadores começaram o treinamento colocando as fotos dos famosos ao lado de imagens em branco e objetos inanimados e dando às bichinhas comida como recompensa cada vez que elas selecionavam os retratos no lugar das outras opções.

Depois, os cientistas passaram a colocar as fotos dos famosos ao lado de retratos de anônimos e, em testes posteriores, os animais conseguiram acertar quem era quem em 8 de cada 10 tentativas. As ovelhas inclusive se saíram bem quando as imagens foram exibidas em ângulos diferentes — e até com as fotos de seus cuidadores, mesmo sem que elas tenham recebido treinamento para identificá-los. Existem humanos por aí que não conseguiriam um desempenho tão bom! Assista a um trecho dos testes a seguir:

Reconhecimento facial

Segundo os cientistas que realizaram o experimento, o reconhecimento facial envolve diferentes regiões do cérebro — e o monitoramento de como essa habilidade se deteriora ou não pode ajudar especialistas a identificar os primeiros sinais de doenças degenerativas. No caso das ovelhas, como esses animais são inteligentes e têm uma sobrevida relativamente longa, isso os torna bons candidatos para esse tipo de estudo.

Ovelhas espertas(Pixabay/Suju)

O time de Cambridge inclusive chegou a modificar ovelhas geneticamente (coitadas) para que elas apresentassem a Doença de Huntington — uma condição hereditária e para a qual ainda não existe cura caracterizada pela perda da coordenação motora e que pode afetar a personalidade e algumas habilidades mentais dos portadores. Com estudos como esses, os cientistas esperam encontrar formas de prevenir, tratar e, se possível, reverter o problema.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: