Por que o gelo é tão escorregadio?

27/11/2017 às 09:461 min de leitura

Se você já precisou se agarrar em alguma coisa para não levar um baita tombo em uma pista de patinação ou em um lugar onde há neve, sabe que o gelo é capaz de deixar qualquer superfície mais lisa do que sabão; se você ainda não teve essas experiências, basta deixar que uma pedrinha de gelo comece a derreter sobre uma superfície lisa para ver como ela “dança” de um lado para o outro. Por que isso acontece? Você sabe?

Por mais bizarro que pareça, a verdade é que até mesmo os cientistas não têm, ainda, um consenso sobre o assunto. Para os físicos, por muito tempo a explicação para o fenômeno estava no fato de que o gelo ficava escorregadio quando exposto a algum tipo de pressão que, em teoria, diminui a temperatura de fusão da camada mais externa do gelo.

Para essa galera da física, quando uma pessoa patina no gelo, por exemplo, a pressão da lâmina dos patins faz com que a camada externa do gelo derreta, e a água acaba provocando o deslizamento.

Não para por aí

escorregando no gelo

Ainda que isso pareça fazer sentido, a verdade é que muitos cientistas discordam dessa justificativa pelo fato de que o gelo é um sólido cheio de propriedades e comportamentos complexos.

Para Robert M. Rosenberg, professor de Química da Universidade de Lawrence, “o gelo é um sólido muito misterioso”, e muitos pesquisadores chegaram à conclusão de que, ainda que a pressão diminua mesmo o ponto de derretimento do gelo, isso não seria o suficiente para causar o deslizamento.

Para essa linha de raciocínio, o que explica a superfície escorregadia do gelo pode ser o atrito dos patins, que faz com que o gelo derreta. Há, ainda, quem acredite que o gelo possua uma camada naturalmente mais fluida, feita de moléculas de água instáveis que, enquanto procuram estabilidade, acabam se movendo sobre a camada externa do gelo e deixam o sólido mais escorregadio mesmo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: