Quem vive corrigindo a escrita dos outros é menos agradável, diz a Ciência
3.589
Compartilhamentos

Quem vive corrigindo a escrita dos outros é menos agradável, diz a Ciência

Último Vídeo

Sabe aquele seu amigo que sempre corrige a sua ortografia? Ou aquela pessoa que tenta ganhar uma discussão apontando falhas nas escritas dos outros? Pois bem, esses indivíduos costumam ter personalidades menos agradáveis do que quem não se importa tanto assim com a alfabetização alheia – algo que provavelmente você já sabe, mas que agora a Ciência comprova.

Um estudo publicado em 2016 mostrou que a personalidade das pessoas costuma refletir na maneira como elas encaram erros gramaticais ou de digitação. A pesquisadora Julie Boland, da Universidade de Michigan, nos EUA, conta que essa análise pode servir para entender a comunicação interpessoal.

Para a análise, 83 pessoas leram duas respostas para um anúncio de dividir moradia – uma nos padrões cultos da linguagem e outra com erros e abreviações incluídos propositalmente. Através dessas respostas, eles precisariam escolher quem seria o roomate ideal.  

Sasha senaXuxa ficou "pistola" quando zoaram sua filha que escreveu "sena" ao invés de "cena"

Depois, os analisados respondiam um questionário para determinar o tipo de personalidade predominante em seu comportamento e também se eles notaram os erros gramaticais nas respostas – e, em caso afirmativo, o quanto isso os incomodou.

Sem muita surpresa, aquelas com traços de personalidade mais negativos costumavam ser menos tolerantes aos erros gramaticais. Curiosamente, as pessoas mais neuróticas também foram aquelas que menos se incomodaram com as falhas na escrita. Já os extrovertidos normalmente ignoravam, enquanto os introvertidos julgavam.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.