Astronauta que cresceu no espaço teme não caber mais na cápsula para voltar
1.453
Compartilhamentos

Astronauta que cresceu no espaço teme não caber mais na cápsula para voltar

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

O astronauta japonês Lieutenant Norishige Kanai está em uma missão espacial desde dezembro, e em uma publicação recente na internet falou que se preocupa com sua volta à Terra, já que acabou crescendo bastante ao longo do tempo em que está fora.

“Eu tenho um grande anúncio hoje. Nós temos nossos corpos medidos depois de chegar ao espaço e wow, wow, wow, eu na verdade cresci o equivalente a 9 cm! Cresci como alguma planta em apenas três semanas. Isso não acontecia desde o Ensino Médio. Estou um pouco preocupado se vou conseguir caber no banco da Soyuz quando eu voltar”, disse ele.

Ainda que a veracidade da informação não tenha sido confirmada – pode ter sido apenas uma brincadeira –, o fato é que as capsulas que abrigam astronautas são medidas exatamente para o corpo de cada um.

E essa história de crescer?

É comum também que, durante as missões, os astronautas cresçam um pouco, mas é raro que essa diferença seja tão grande quanto a informada por Kanai.

Essa variação de tamanho acontece, na verdade, porque a coluna dos astronautas tende a se esticar devido à redução da gravidade. Como as vértebras não estão tão grudadas umas às outras como ficam quando estamos na Terra, a distância entre elas aumenta e o astronauta acaba ficando mais comprido.

Quando os viajantes espaciais voltam à superfície do nosso planeta, essa diferença de altura acaba sendo compensada e os astronautas “encolhem”, por causa da gravidade. 

Atualização: Após a repercussão de seu crescimento, Kanai resolveu medir de novo a sua altura e, como era de se suspeitar, ele não cresceu 9 cm, mas sim 2 cm. O astronauta se disse aliviado por saber que, no fim das contas, não terá problemas em caber na cápsula e voltar para a Terra. Ufa!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.