Seja o primeiro a compartilhar

Você vai ficar assombrado com o ataque desta aranha ardilosa

Nós do Mega Curioso já compartilhamos por aqui diversas matérias mostrando diferentes “técnicas” que as aranhas usam para atacar suas vítimas — e você pode conferir exemplos através deste link, deste aqui e deste também —, e nos deparamos com mais uma artimanha usada por esses ardilosos animais para mostrar para você. Confira a seguir:

De acordo com Stephanie Papas, do site Live Science, a cena acima foi registrada por uma moça do Tennessee chamada Andrea van Veggel — que adora aracnídeos. Como você acabou de ver, a sequência mostra um pobre grilo perambulando inocentemente perto do que parece um simples montinho de terra quando... Nhac!

Ardilosas

Segundo Stephanie, a aranha ardilosa do clipe faz parte do gênero Gorgyrella, é conhecida popularmente como aranha-de-alçapão-vermelha e é nativa da África. Conforme explicou Andrea, a aranha pertence ela e vive em um recipiente cheio de terra onde ela “constrói” suas tocas — embora a gente ache que a toca mais lembra uma arapuca. E ali ela fica até que algum bichinho desavisado resolve aparecer por lá.

As aranhas do gênero Gorgyrella contam com um par de presas que ficam apontadas para baixo e são exemplares habituais entre a galera que curte manter aracnídeos como animais de estimação. Elas pertencem a uma subordem chamada Mygalomorphae — que inclui aranhas como as caranguejeiras —, mas, infelizmente, não existem muitas informações sobre como elas vivem na natureza.

Aranha de alçapão vermelhaOlha que toca mais ajeitadinha! (Shit You Didn't Know About Biology)

O que se sabe, no entanto, é que as aranhas-de-alçapão-vermelhas costumam ser encontradas nas savanas africanas e que elas cavam pequenos túneis em formato de cantil e cobrem suas entradas com “portinhas” feitas de teia, terra e vegetação seca. E são esses locais que elas usam para se esconder e esperar que alguma presa se aproxime e, então, lançar seu ataque.

Aliás, de acordo com os entomólogos, uma vez as aranhas-de-alçapão-vermelhas constroem as tocas, raramente essas aranhas se aventuram a sair ao exterior, e quando fazem isso, normalmente é à noite. Outra curiosidade sobre esses animais é que elas mantêm suas “casas” limpas — uma vez que, quando precisam fazer cocô, eles vão até a abertura da toca e lançam as fezes para bem longe do local.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.