Com qual frequência é preciso lavar suas calças jeans?

26/01/2018 às 11:112 min de leitura

Mesmo que hoje tenhamos as mais modernas máquinas de lavar roupa, e que seja muito fácil deixar suas vestimentas limpinhas – houve uma época na qual as pessoas lavavam roupas nos rios, sempre bom lembrar –, não é nada incomum encontrar quem simplesmente deteste o ritual do lavar roupas.

Seja por preguiça de separar as peças, que não podem ser lavadas todas juntas, ou pelo ódio mortal do ato de estender roupas no varal, é bem verdade que muita gente lava apenas o que é extremamente necessário e acaba deixando alguns itens, como a boa e velha calça jeans, para uma lavagem futura.

A questão é: calças jeans precisam ser lavadas com qual frequência? A verdade é que depois de duas semanas de uso, uma calça jeans já se transformou em um condomínio de luxo para 10 mil bactérias a cada centímetro quadrado naquela parte da calça que fica entre as pernas. Nojinho, né?

Eca!

calça jeans

Por mais que isso nos cause espanto, não significa necessariamente que seu jeans precisa ser jogado na máquina de lavar agora mesmo. Uma pesquisa exclusiva sobre esse tema, realizada em 2011 pela University of Alberta, no Canadá, analisou a calça que um bravo estudante usou por 15 meses sem lavar.

A calça surrada foi devidamente analisada por Rachel McQueen, professora de ciência têxtil, que testou os níveis de bactérias na peça de roupa e descobriu que, na verdade, aquela calça tinha tantas bactérias quanto uma calça que está sendo usada há apenas duas semanas, o que quer dizer que se você não lava sua calça jeans há duas semanas, pode esperar completar 15 meses para levá-la à lavanderia.

Brincadeiras a parte, o jeans é realmente um tecido que não precisa ir para o tanque logo depois de usado. Obviamente, isso não vale caso você caia em uma poça de lama ou derrube uma bela taça de vinho sobre a sua calça. Em termos de limpeza e higiene, o bom senso é sempre válido. Na dúvida, dê uma boa cafungada no seu jeans e, na presença de cheiro desagradável, o melhor é tacar água e sabão nele.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: