publicidade

Medo do futuro? Calma! Apocalipse robótico está a décadas de distância

05/03/2018 às 13:212 min de leitura

Com medo do apocalipse robótico que podemos sofrer em um futuro próximo quando a Skynet despertar? Pode ficar tranquilo porque, se depender do ex-CEO da Google, esse cenário não deve acontecer tão cedo. Falando na Munich Security Conference, Eric Schmidt disse que nossas preocupações só devem começar daqui a dez ou vinte anos.

“Todo o mundo imediatamente então quer falar sobre todos os cenários de morte inspirados nos filmes, e eu posso confiantemente prever para vocês que eles estão a uma ou duas décadas de distância”, começou Schmidt. “Então não vamos nos preocupar com eles, mas vamos nos preocupar com eles daqui a algum tempo”, continuou com mais bom humor, segundo o DefenseNews.

Vocês têm assistido filmes demais. Deixe-me ser claro: humanos vão continuar no comando da IA pelo resto dos tempos

Ainda sobre esse cenário, Schmidt deixa claro que, para ele, esse é um cenário improvável, embora certamente não impossível. O motivo para tão poucas preocupações? Basicamente, ele acha que a IA pode ajudar a nos tornar mais inteligentes, mas não acredita que os robôs devem ser colocados na posição de tomar decisões de vida ou morte, justamente por serem incapazes de se adaptar às situações ou improvisar.

“O outro ponto que eu quero relembrar a todos é que essas tecnologias têm sérios erros nelas, e eles não devem ser usados em decisões de vida ou morte. Então eu não gostaria de estar em um avião em que o computador estava fazendo todas as decisões inteligentes em geral sobre fazê-lo voar. A tecnologia apenas não é confiável o suficiente – há muitos erros em seu uso. Ela é consultiva, ela faz você mais inteligente e assim por diante, mas eu não a encarregaria de comandar e controlar.”

Se mesmo isso não foi suficiente para convencê-lo, a moral da história deixada por Schmidt é simples. “Vocês têm assistido filmes demais. Deixe-me ser claro: humanos vão continuar no comando da [IA] pelo resto dos tempos.”

Apocalipse robótico está a décadas de distância, diz ex-CEO da Google via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: