Cientistas tentam diminuir ritmo do corpo humano para salvar soldados

12/03/2018 às 15:002 min de leitura

Estar em um campo de batalha pode ser um grande desafio e, com um ferimento, fica ainda mais difícil. Distantes de um tratamento adequado, soldados podem ter grandes sequelas por ferimentos que a princípio nem são tão graves, mas podem se tornar até fatais em virtude da demora no atendimento. Por isso, o departamento de defesa dos EUA anunciou o programa Biostasis.

Ele tem como objetivo procurar formas de diminuir a velocidade do processo biológico humano. Quanto mais tempo médicos ou enfermeiros levam para prestar o primeiro atendimento a um ferimento ou uma lesão de guerra, menores são as chances de sobrevivência do paciente. Esse tempo extra é tão valioso que é conhecido como golden hour, ou hora de ouro, dada sua importância no tratamento.

1

Considerando que o transporte entre o campo de batalha e a base mais próxima normalmente não é tão rápido, qualquer tempo a mais disponível pode significar a sobrevivência ou a diminuição de sequelas em soldados. Assim, essa solução reduziria a velocidade com que o ferimento piora, compensando a demora no transporte.

Programa Biostasis

O programa foi anunciado em março de 2018 e tem duração prevista de 5 anos para apresentação dos resultados. Segundo seu diretor, Tristan McClure-Begley, o objetivo inicial é reduzir a velocidade das células no local da lesão, e posteriormente os pesquisadores tentarão fazer com que o corpo todo possa ter seu processo biológico reduzido. Com isso, seria possível equipar os soldados com doses do medicamento e, caso houvesse ferimentos, elas seriam utilizadas para aumentar as chances de sobrevivência da vítima.

Esse tipo de solução não se limitaria ao campo de batalha, pois poderia ser utilizado em outras situações, como emergências de hospitais ou em lesões de atletas. Nesses casos, provavelmente a vítima não morreria, mas os danos seriam reduzidos, diminuindo o tempo de recuperação.

2

Os trabalhos já começaram, e no próximo dia 20 será feita uma conferência online para que pesquisadores possam aprender mais sobre o programa e tirar dúvidas sobre o tema. Se tudo correr como o planejado, talvez seja disponibilizada uma forma de diminuir o número de mortos em guerras, bem como o tempo de recuperação para qualquer tipo de lesão. Ou seja: isso seria bem-vindo para todos!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: