Tomar banho de banheira queima calorias, sabia?

Tomar banho de banheira queima calorias, sabia?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Se você está precisando queimar umas calorias extras e se ainda não criou coragem para fazer sua matrícula na academia, temos uma boa notícia: um banho quente de banheira pode fazer o mesmo trabalho em termos de queima calórica do que 30 minutos de caminhada.

A afirmação veio de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Loughborough, que decidiram realizar testes de comparação de queima calórica em 14 homens voluntários, que pedalaram por uma hora e depois foram tomar um banho quente de banheira, também durante uma hora.

Ainda que andar de bike queime mais calorias, o banho de uma hora fez com que os voluntários perdessem, em média, 130 calorias, que é o mesmo gasto de energia que temos ao andar durante 30 minutos, por causa do aumento da temperatura do corpo.

Eba!

emma watson

Os voluntários também tiveram seus níveis de sangue monitorados ao longo de 24 horas, e os resultados revelaram que os picos de açúcar no sangue eram 10% menores na hora do banho do que no momento em que os participantes estavam pedalando.

A pesquisa acaba dando suporte a outros estudos feitos sobre o aquecimento passivo, que é quando nosso corpo tem a temperatura aumentada sem ser em decorrência da prática de atividades físicas. Na Finlândia, a técnica já é usada como tratamento médico, inclusive, e o JAMA Internal Medicine já publicou estudos sobre a prática da sauna como uma forma de prevenir doenças do coração.

É preciso deixar claro, no entanto, que tanto o banho quente quanto a sauna, ainda que tenham benefícios à saúde, não substituem a prática regular de atividades físicas, que não apenas queimam calorias como nos ajudam a manter uma boa saúde.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.