Por que as escadas rolantes têm ranhuras?

06/04/2018 às 09:002 min de leitura

A primeira escada rolante foi instalada em Nova York em janeiro de 1893. Nesses 125 anos, essa tecnologia poupou o trabalho de milhões de pessoas de subir degrau por degrau. Agora, você já reparou que qualquer escada rolante que você já andou na vida possui ranhuras? Ou você já andou em uma escada rolante completamente lisinha? Você sabe o motivo para isso acontecer?

Se você pensou que é por causa da segurança, você está certo. Existem duas explicações para esses sulcos na escada rolante: a primeira delas é por causa da água, que se acumula nessas ranhuras e não deixa a escada escorregadia. Do contrário, dias chuvosos seriam potencialmente perigosos em shoppings ao redor do mundo. Seria um festival de gente caindo – e acidentes com escadas rolantes são muito perigosos!

Outra razão diz respeito ao lixo deixado na escada rolante. O ideal é que as pessoas jogassem o lixo na lixeira, mas a gente sabe que nem sempre isso acontece. Se a escada fosse lisa, a chance de um resíduo ser “engolido” pelo final da escada seria maior. As ranhuras facilitam com que esses dejetos possam ser “jogados para fora” quando o rolamento termina.

escada rolanteA escada lisa seria mais perigosa, por acumularia água e se tornaria mais escorregadia

Outras questões sobre escadas rolantes

Você já reparou que às vezes você está em uma escada rolante enquanto se segura no corrimão (também rolante), mas sua mão de repente está muito para trás? O ideal é que escada e corrimão andem com a mesma rapidez, mas as roldanas que fazem o corrimão rodar se desgastam mais rapidamente e podem eventualmente diminuir a velocidade. Isso é sinal de falta de manutenção do equipamento.

Outra coisa que você já deve ter reparado em escadas rolantes é a “escovinha” que fica na lateral. Novamente, ela está aí por conta da segurança: a borda da escada poderia puxar roupas e cadarços, por exemplo, e causar acidentes. Essas “vassourinhas” ajudam a avisar ao usuário que eles devem ficar posicionados mais no meio do degrau.

Escada rolanteCorrimão fora de sincronia com a escada rolante é sinal de falta de manutenção e desgaste das roldanas

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: