Ter um boneco vudu de seu chefe pode te ajudar a trabalhar melhor

11/04/2018 às 09:312 min de leitura

Quem nunca se estressou com um chefe ou coordenador nunca trabalhou na vida. É normal que isso aconteça, principalmente com superiores que tenham insegurança ou pouco trato social. Por juízo, ninguém deve bater boca com o chefe, é claro, mas como fazer para lidar com raivas pontuais de determinadas situações?

Inúmeros são os relatos de funcionários que dizem ter levado um puxão de orelha sem necessidade ou que perderam os créditos de uma ideia inovadora. Com isso, o clima no ambiente de trabalho pode ficar ruim a ponto de afetar a produtividade do empregado. Uma solução para isso seria ter um boneco vudu de seu chefe para você canalizar a frustração.

Também vale ter um jogo de dardo com o rosto do superior ou algo parecido. O importante é ter uma forma física de descontar a raiva, sem precisar entrar no tapa com o empregador – afinal, ninguém quer ser demitido!

vuduSó não vale ferir ninguém de verdade

E quem fala isso nem é a gente do Mega: um estudo da Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, testou a eficácia de descontar fisicamente a raiva em algum objeto. A coautora da proposta, Lindie H. Liang, conta que foram estudados os padrões comportamentais de 400 profissionais e alunos.

Liang explica que primeiro os voluntários deveriam se lembrar de alguma injustiça recente que tenham sofrido no local de trabalho. Depois, a galera foi dividida em dois grupos com a missão de cutucar com alfinetes bonecos virtuais de vudu. O primeiro grupo tinha que nomear o personagem com o mesmo nome do chefe, enquanto o segundo apenas brincava na plataforma sem necessariamente chamar o boneco por algum nome – eles inclusive eram incentivados a chamá-lo de “Ninguém”.

Após a sessão virtual de tortura, que incluía alicates e alfinetes, os grupos foram novamente reunidos para responder um questionário. Questões relacionadas às desavenças com os empregadores foram colocadas, com cada um tendo que dizer o quanto concordavam com afirmações tipo “Meu chefe me ridiculariza” ou “Meu chefe rouba minhas ideias”.

vuduDescontar a frustração ajuda a acalmar

Curiosamente, aqueles que conseguiram expressar sua raiva ao boneco nomeado como chefe fizeram avaliações mais positivas de seus superiores. A válvula de escape aparentemente serviu para diminuir a frustração que as pessoas sentiam e ajudou a avaliar os chefes de uma forma mais racional e menos emotiva.

Você já teve vontade de fazer alguma mandinga parecida com algum superior? Conte-nos algumas frustrações e anote a dica acima para aprender a canalizar o seu rancor. Seu corpo agradece! E sua permanência na empresa ficará mais assegurada.

Para saber mais:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: