Você consegue dizer em qual direção essas bolinhas se movem?

12/04/2018 às 12:002 min de leitura

Algumas pessoas adoram tentar descobrir o que está por trás de uma ilusão de ótica, e outras já se irritam com a situação, mas se você está aqui é porque provavelmente gosta desse tipo de desafio. Então observe esse GIF por 2 minutos e depois responda como esses pontos se movimentam.

1

Eles se movimentam de forma vertical ou horizontal? Ou estão girando? Se sim, em sentido horário ou anti-horário? Talvez dois pontos se alternem de forma diagonal?

Esse GIF é chamado de quarteto ambíguo. Segundo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), inicialmente os pontos vão se movimentar vertical ou horizontalmente, e depois de um tempo sua direção será alterada. A alternância no movimento parece ter sido feita propositalmente, considerando que o GIF pode ter uma grande duração, mas veja abaixo o mesmo GIF em uma velocidade menor.

2

E se gostar do caos, temos um com uma velocidade aumentada.

3

O que realmente acontece

Apesar de parecer que os GIFs têm movimentos diferentes, todos mostram quatro pontos piscando da mesma forma. O que gera confusão no nosso cérebro é a velocidade com que isso acontece, fazendo com que ele acredite que os pontos estão se movendo de formas diferentes. 

O culpado dessa confusão é efeito estroboscópico, que nos faz perceber uma ilusão de movimento quando vemos algo em estágios diferentes, em vez de continuamente.

Nosso cérebro percebe o piscar dos pontos como diferentes estágios de movimento, com base na velocidade com que piscamos ou que os pontos se alternam na tela. No fim das contas, a proatividade do nosso cérebro faz com que ele preencha espaços entre os momentos em que os pontos não piscam, criando a sensação de movimento, mesmo quando nada está acontecendo.

Quando observamos a roda de um carro girando cada vez mais rápido, e em determinado momento ela parece girar no sentido contrário, passamos por uma experiência semelhante à tida com esses pontos. Já falamos sobre o assunto no Mega, e você pode ler sobre isso aqui.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: