publicidade

Há 3,6 milhões de anos, hominídeos já caminhavam como nós

30/04/2018 às 09:002 min de leitura

Você pode reclamar quando precisa andar muito, mas saiba que o desenvolvimento dessa habilidade foi um grande passo na nossa evolução. Ao se deslocarem somente com pernas esticadas, tronco ereto e passos largos, nossos ancestrais adquiriram a habilidade de utilizar as mãos para outras tarefas, além do aumento no campo de visão.

Essa postura foi um grande diferencial evolutivo, tanto que paleoantropólogos acreditam que a habilidade de caminhar precedeu o aumento do cérebro, sendo parte essencial da evolução humana.

Quando nossos ancestrais começaram a andar como nós?

Pegadas fossilizadas foram encontradas, em 1976, na Tanzânia. A paleoantropóloga Mary Leaky foi a responsável pela descoberta, e elas ficaram conhecidas como pegadas de Laetoli. Com 3,6 milhões de anos de idade, essa foi uma evidência de que nessa época nossos ancestrais já eram bípedes, o fato desconhecido até então era a postura dos hominídeos durante essa caminhada.

Pegadas de Laetoli

Através de um estudo, feito pelo Ph.D David Raichlen e o paleoantropólogo Ph.D. Adam Gordon, foram analisadas as pegadas de Laetoli, comparando-as com as de seres humanos modernos. A profundidade e o formato foram replicados por meio de recursos computacionais, tornando possível a visualização dos pontos de maior pressão durante a impressão da marca.

2

Após a análise, os cientistas declararam que as pegadas de Laetoli são muito mais semelhantes às feitas por homens modernos do que às de macacos, pois os pontos de pressão refletem uma postura ereta, como mostrado na imagem acima.

Apesar de essa conclusão não ser precisa o suficiente para determinar em qual estágio evolutivo estavam esses hominídeos, ficou claro que eles andavam todo o tempo eretos, possibilitando longas viagens, devido à eficiência durante o deslocamento.

Os dados sugerem que nessa época, em nossa história evolutiva, a vantagem de se ter um reduzido gasto de energia enquanto se caminhava era grande”, explicou Raichlen. Ainda segundo ele, “esse trabalho sugere que há 3,6 milhões de anos, mudanças no clima e no habitat provavelmente levaram à necessidade de os hominídeos caminharem mais para buscar alimentos. A seleção natural deve ter agido nessa época, melhorando a economia de energia durante a locomoção e gerando uma mecânica de deslocamento semelhante à que empregamos hoje em dia”.

3

Nosso corpo evoluiu por milhões de anos para ser muito eficiente em vários pontos, e apesar de as novas tecnologias facilitarem bastante a nossa vida, em alguns casos não conseguimos evitar alguns impulsos naturais.

Por isso, não é à toa que há tantas pessoas viciadas em exercício, pois ele está em nosso DNA e remonta aos mais longínquos tempos de nossa existência. Ademais, quando andar por aí curtindo aqueles memes engraçadíssimos, saiba que essa habilidade se desenvolveu há milhões de anos.

Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: