5 problemas que enfrentaríamos se a Terra fosse plana

14/06/2018 às 08:303 min de leitura

Apesar do grande número provas apontando o contrário, a teoria da Terra plana ainda é defendida por muita gente. O problema é que, sem desconsiderar algumas leis da física, essa planicidade se torna impossível. Listamos abaixo 5 consequências de uma Terra plana, quando levamos em conta a ciência por trás disso.

1. Você seria puxado constantemente para o norte

Os defensores da teoria dizem que a gravidade é uma farsa e que as coisas caem naturalmente. É difícil argumentar levando isso em consideração, mas se a gravidade existisse como a conhecemos e entendemos hoje, tudo seria puxado para o centro, onde segundo eles fica o norte.

Isso aconteceria porque podemos ter a sensação de que a gravidade nos puxa para baixo o tempo todo, mas na verdade somos atraídos para o centro da Terra. Em um planeta redondo, isso funciona muito bem, mas, com o formato de um disco, tudo seria atraído constantemente em direção ao norte.

Árvores, água e inclusive nós seríamos puxados o tempo todo para o lado, com força semelhante à que nos segura no chão todos os dias. Haja força muscular e solas de sapato aderentes para aguentar o tranco.

2. Expostos no espaço

Outro ponto que os terraplanistas defendem é que nosso planeta não gira. O fato é que esse movimento é essencial para nossa existência, pois através dele se forma o campo magnético ao redor do globo.

Ele é responsável por nos proteger de raios cósmicos e radiação solar, além de manter a atmosfera como a conhecemos. Com uma Terra estacionária, não demoraria muito para que o ar se dissipasse, deixando nosso planeta vulnerável a meteoros e cometas.

3. Sem referenciais para navegação

O formato e a composição da Terra, junto com seu movimento, são responsáveis pelo campo magnético que citamos acima. Na falta dele, nenhuma bússola funcionaria. Nós temos como desenvolver novas ferramentas para orientação, mas todos os animais que migram anualmente, baseados nesse campo, ficariam sem rumo.

GPS no celular? Pode esquecer. Sem a rotação da Terra, satélites não teriam condições de se manter em órbita. Além disso, o céu seria o mesmo no mundo todo, independente da sua posição, assim como o movimento das estrelas seria aparentemente interrompido.

4. Placas tectônicas

O movimento das placas tectônicas é responsável por terremotos, vulcões e surgimento de cadeias de montanhas, ou seja, sem ele esses fenômenos não existiriam. Em um planeta redondo, o deslocamento que ocorre em uma determinada direção, ocasionando choque entre placas, é compensado com a liberação de manto em estado líquido no outro.

A planicidade da Terra faria com que esse movimento diminuísse a área do planeta, assim como um quebra-cabeça montado com suas laterais sendo empurradas. As peças do centro começariam a formar “montanhas” ou, em alguns casos, passar uma por cima das outras, mas a largura final seria menor do que a inicial.

5. Sem estações

As estações do ano existem porque a Terra, ao longo do ano, se movimenta ao redor do Sol e gira em seu próprio eixo, que possui uma inclinação em relação ao plano de rotação. Isso faz com que o Sol ilumine e aqueça as diversas regiões do globo de forma diferente, configurando as estações.

Se a Terra fosse plana, todos os dias do ano teriam o mesmo tempo de iluminação e distância do Sol, e provavelmente viveríamos em um verão infinito.

Bônus: Conspiração gigantesca

Por um momento vamos desconsiderar todos os problemas com a gravidade, rotação e tudo mais. Nesse caso, estaria em andamento uma gigantesca conspiração. Nela, milhões de pessoas trabalham em empresas imaginárias de exploração espacial, que possuem somente o intuito de gerar imagens de uma Terra redonda.

Durante o programa espacial Apollo da NASA, que levou o homem até a Lua, aproximadamente 400 mil pessoas trabalharam no projeto. Os soviéticos não ficaram tão atrás na corrida, então podemos afirmar que lá o mesmo número de pessoas também esteve envolvida.

Agora, podemos incluir todos que trabalharam em pesquisas na área desde o fim do projeto, além de quem está desenvolvendo tecnologia espacial em empresas como SpaceX e Blue Origin. O fato é que nem todo mundo consegue fechar a boca e guardar um pequeno segredo, então imagine saber que a Terra é plana e não contar para ninguém! Pouco provável, né?

Para acreditar na planicidade da Terra, é necessário ter muita convicção de uma teoria que é desmontada facilmente, de várias formas. 

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: