É Copa do Mundo: 8 invenções e inovações desenvolvidas por russos

08/06/2018 às 12:413 min de leitura

A Rússia se tornará o centro das atenções de todo o planeta entre 14 de junho e 15 de julho, período em que o gigantesco país que divide se território entre Europa e Ásia sedia a 21ª Copa do Mundo de futebol. E, apesar de tornar a terra do futebol durante um mês, o país pode ser lembrado também por algumas contribuições tecnológicas para o planeta.

Nós listamos algumas das principais contribuições trazidas ao mundo por russos, dentro ou fora da Rússia, confira:

1. Helicóptero

Sikorsky R-4Sikorsky R-4, de 1944, o primeiro helicóptero do mundo produzido em larga escala.

Com experimentos funcionais em 1910 e 1912, o engenheiro russo Igor Sikorsky é considerado um dos principais contribuidores para o desenvolvimento do helicóptero. Ele se mudou para os Estados Unidos depois da Revolução Russa e, em 1939, apresentou o primeiro protótipo funcional do helicóptero, sendo o primeiro a de fato conseguir levantar voo. Ao acoplar flutuadores na base do veículo, ele também criou o primeiro helicóptero anfíbio do planeta.

2. Gravação de vídeo em fitas

AMPEXEmpresa que criou método para capturar sinais de áudio e vídeo em fita foi criada pelo russo Alekasandr Poniátov.

Alekasandr Poniátov foi um inventor russo que, nos anos 1950, fundou a AMPEX nos Estados Unidos. Lá, ele desenvolveu um método para capturar sinais de vídeo e registrá-los em fitas, sendo considerado um dos pioneiros na área e tendo influenciado todo um setor de equipamentos domésticos de gravação.

3. AK-47

AK-47AK-47 é uma das armas mais conhecidas em todo o mundo.

Uma das armas mais conhecidas em todo o mundo, o fuzil de assalto AK-47 foi criado em 1947 na antiga União Soviética pelo engenheiro militar Mikhail Kalashinikov. Bem conceituada por ser resistente e de fácil manutenção, o fuzil largamente utilizado tanto na URSS quanto em países aliados, além de ter se tornado a queridinha de guerrilheiros em lutas por independência na África, na Ásia e na América Latina.

Para se ter uma ideia do alcance da família de fuzis criada por Kalashinikov, em 2004, estimava-se que das 500 milhões de armas de fogo existentes no planeta, 100 milhões fossem AK-47 ou derivadas. Falando especificamente sobre o modelo de 1947, a estimativa era de 80 milhões de unidades em todo o mundo naquele ano — dados do Banco Mundial.

4. Radiocomunicação

Alexander PopovAlexander Popov, um dos "pais" do rádio.

O rádio como nós conhecemos atualmente tem muitos “pais”, sendo um deles o físico russo Aleksandr Popov. Em 1885, ele apresentou um aparelho sem fio capaz de se comunicar usando radioatividade eletromagnética — o primeiro rádio de comunicação do planeta. Anos depois, o italiano Guglielmo Marconi apresentou um experimento semelhante e rapidamente comercializou a sua ideia.

Até hoje os dois são os principais nomes da disputa pela “paternidade definitiva”, digamos assim, desse equipamento que ajudou a revolucionar as comunicações no planeta a partir do fim do século 19.

5. Bonde elétrico

bonde elétricoBonde elétrico é uma das contribuições russas para o mundo.

Os bondes não foram inventados na Rússia, mas tanto lá como na maior parte do mundo eles eram puxados por um cavalo. Isso mudou quando uma locomotiva de tração elétrica foi desenvolvida pelo engenheiro russo de origem ucraniana Fiódor Pirotski. Seus experimentos com transmissão de corrente elétrica entre os aos de 1874 e 1876 renderam a criação de um motor “móvel” capaz de dar autonomia a uma linha na cidade de Sestroretsk.

Apesar de não ter sido levada adiante na própria Rússia, a invenção serviu de base para a primeira linha de bonde elétrico de que se tem notícia, inaugurada na região de Berlin, na Alemanha, em 1881.

6. Tetris

TetrisVai dizer que você não curte?

Primeiro software soviético a ganhar o mundo, o Tetris foi lançado em 1984 e é obra dos desenvolvedores Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. O joguinho utiliza tetraminós que precisam ser encaixados em uma espécie de tabuleiro, eliminando uma linha sempre que ela é totalmente preenchida.

Tetris é o jogo mais vendido no mundo, com cerca de 500 milhões de unidades vendidas, e constantemente é incluído na lista de games mais influentes de todos os tempos.

7. Telefone móvel

Telefone móvelLeonid Kupriyanovich e os seus telefones móveis.

Não há como negar que um aparelho desenvolvido no fim dos anos 1950 pode ser considerado um dos primeiros telefones móveis de que se têm notícia. O engenheiro soviético Leonid Kupriyanovich desenvolveu, entre 1957 e 1961, um aparelho portátil experimental capaz de se comunicar com outros dispositivos do gênero dentro de um raio de 30 km que compartilhassem uma base comum — essa base é uma ancestral das atuais antes de telefonia móvel.

Apesar da inovação, o governo soviético não incentivou o desenvolvimento do equipamento e deu prioridade ao sistema Altay, também criado por Kupriyanovich, e que adicionava telefones em veículos por toda a Rússia.

8. Exploração espacial

valentina tereshkovaValentina Tereshkova, a primeira mulher enviada ao espaço.

Se hoje o ser humano mira seus olhos e suas sondas para diversos cantos do espaço, tudo isso tem origem nos avanços alcançados pela União Soviética a partir do fim dos anos 1950. Os soviéticos foram os primeiros a enviar para o espaço um satélite artificial (Sputnik 1, 1957), um ser vivo (a cachorrinha Laika, 1957), um homem (Iuri Gagarin, 1961) e uma mulher (Valentina Tereshkov, 1963).

Além disso, os russos também levaram ao espaço a primeira estação espacial monolítica (Salyut 1, 1971) e a primeira estação espacial modular (Mir, 1986), também o maior satélite artificial em órbita na Terra até 2001. No início do século 21, ela foi desativada completamente e os esforços russos estiveram focados na Estação Espacial Internacional em colaboração com diversos outros países.

É Copa do Mundo: 8 invenções e inovações desenvolvidas por russos via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: