Adolescente milionário constrói exoesqueleto inspirado no Dr. Octopus
02
Compartilhamentos

Adolescente milionário constrói exoesqueleto inspirado no Dr. Octopus

Último Vídeo

Nos últimos meses, as histórias de sucesso com investimentos em bitcoin apareceram em vários ambientes, a ponto de os mais céticos considerarem a criptomoeda até motivo de piada. Controvérsias à parte, o fato é que algumas pessoas têm sido bem-sucedidas em seus investimentos. Um dos casos é o de Erik Finman, que hoje está com 19 anos e começou a comprar bitcoins aos 12. 

Recentemente, o adolescente empregou parte do dinheiro dos investimentos para financiar e desenvolver um exoesqueleto semelhante ao usado por um dos vilões do Homem-Aranha, Dr. Octopus. O traje foi desenvolvido para uma criança de 10 anos, Aristou Meehan, que é filho de amigos da família de Finman. O menino sofre de síndrome da hipermobilidade articular, resultando em limitações para sua mobilidade. “Ele [Meehan] chegou com a ideia – porque é um grande fã de quadrinhos e do Homem-Aranha – de ter seu próprio traje do Dr. Octopus. Ele disse que resolveria os problemas desse. Achei que aquilo foi tão inteligente e doce. Para mim, teria sido muito bom se alguém tivesse me ajudado quando eu tinha essa idade”, disse Finman. 

A ideia do exoesqueleto, desenvolvido por um time de engenheiros, é que os braços mecânicos aumentem as habilidades de quem o utiliza, adicionando mais quatro membros inferiores. O dispositivo foi criado usando uma impressora 3D, com os braços sendo controlados por meio de microcontroladores acoplados à parte traseira, permitindo que eles sejam usados para levantar objetos. O usuário coloca as mãos em uma luva, que permite controlar os braços usando seus dedos do meio.

Finman parece ter motivações próprias para financiar o traje de Meehan, porque diz que é um apaixonado por robótica. Além disso, o projeto parece estar gerando interesses de outros investidores e ele pensa em transformá-lo em algo mais aplicável. Por enquanto, o exoesqueleto não tem uma função muito maior que servir como protótipo, mas o adolescente milionário menciona melhorias significativas que estariam próximas, como a possibilidade de que o traje tivesse força para levantar um carro. 

Adolescente milionário constrói exoesqueleto inspirado no Dr. Octopus via TecMundo

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.