Como saber se você realmente está com febre?

23/06/2018 às 06:002 min de leitura

Ficar doente já é algo bem desagradável, mas quando a enfermidade vem acompanhada de febre as coisas ficam ainda piores. Apesar das sensações inconfundíveis, o procedimento padrão nesses casos é medir a temperatura e conferir se ela passou dos 37 °C. Mas você sabe o motivo de esse ser o valor de referência?

Origem dos 37 °C

A origem dos famoso limite de 37 °C vem das medições feitas pelo médico alemão Carl Reinhold August Wunderlich. Ele tentou encontrar uma temperatura média padronizada do corpo humano e, para isso, fez aproximadamente 1 milhão de medições em 25 mil pessoas.

A conclusão da pesquisa foi de que, em média, a temperatura corporal é de 37 °C, mas variações durante o dia não são anormais, podendo oscilar entre 36,2 °C e 37,5 °C. A temperatura registrada também é influenciada por gênero e idade, mas mesmo assim o valor médio foi aceito como o “normal” para um adulto saudável.

Naturalmente, mulheres têm tendência a apresentar uma temperatura corporal média mais alta, fato que se explica por hormônios característicos, maior percentual de gordura e metabolismo. A idade também influencia bastante as medições; conforme os anos passam, os registros costumam ficar cada vez mais baixos. Um estudo feito em uma casa de repouso mostrou que a temperatura média dos residentes, com média de 80 anos de idade, era de 36,1 °C. Na ocasião, o menor valor registrado foi de 34 °C.

Durante o dia, nossa temperatura varia, com a tendência de ser mais baixa pela manhã e aumentar até a noite. Se você praticar um exercício físico intenso, ela também aumenta, durante e após.

Valor base

Depois de tantos fatores influenciando as medições, talvez você já esteja achando que o famoso valor de 37 °C está totalmente equivocado. Não é para tanto! Ele ainda pode ser considerado como uma referência, mas se você quiser utilizar como base somente números, é preciso saber a sua própria temperatura média.

Para isso, é necessário medir sua temperatura diariamente, por vários dias, sempre nos mesmo horários e com o mesmo termômetro. A partir desses dados — quanto mais melhor —, você saberá a sua temperatura média em determinado período do dia. Tomando esse valor como base, se a temperatura estiver 2 °C acima da média, a febre está mais do que confirmada.

Apesar de ser interessante e fornecer um referencial consistente sobre sua saúde, o processo é trabalhoso e exige disciplina. Mas não se preocupe, achando que ele é essencial para sua sobrevivência. Você ainda pode usar os 37 °C como referência, mas uma parte importante do processo é ouvir seu próprio corpo. Afinal, a febre sempre vem acompanhada de outros sintomas, como calafrios e dores de cabeça, então o importante é saber entender os sinais que seu organismo está emitindo, independente dos valores encontrados no termômetro.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: