Saiba o tempo médio que mamíferos levam no banheiro

10/07/2018 às 14:002 min de leitura

De modo geral, temos a liberdade de fazer o que quisermos, no horário que determinarmos. Isso vale para a maioria das coisas, mas alguns chamados naturais não podem ser ignorados tão facilmente. Quando aparece aquela vontade de ir ao banheiro, não importa raça, credo ou classe social: é preciso encontrar uma saída rápida para o problema.

Por mais que algumas pessoas se sintam desconfortáveis ao falar sobre o assunto, todos precisam realizar aquele trabalho sujo para ter um dia mais leve. Mas você já pensou no tempo que cada animal leva para defecar?

Hidrodinâmica do alívio

Neste estudo, cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, analisaram como animais que vivem no zoológico de Atlanta defecavam. Eles consideraram somente os que expelem fezes cilíndricas, excluindo coelhos, roedores e ruminantes, como vacas.

Após a coleta de material e a análise de vídeos em que os animais executavam o processo, os pesquisadores constataram que várias características são comuns entre mamíferos. Foram considerados os tamanhos das fezes e do intestino grosso de um total de 34 animais; a partir disso, concluíram que o tempo médio para a finalização do serviço, independente do tamanho dele, era de 12 segundos. Além disso, a dimensão das fezes sempre foi equivalente ao dobro do comprimento do reto do animal.

A explicação para o tempo padrão, segundo o artigo, é que animais grandes possuem uma maior quantidade de muco nas paredes do intestino, o que facilitaria a saída do material. Isso, aliado ao fato de que todos exercem a mesma pressão durante o processo, fez com que o tempo médio de "pitstop" fosse bem semelhante. Provavelmente, se eles utilizassem smartphones, a realidade não seria essa...

Considerando as questões evolutivas, levar pouco tempo para liberar todos os males é muito vantajoso, pois fugir de um predador nessa situação não é algo fácil. As preguiças que o digam, pois muitas são mortas quando descem das árvores para defecar no nível do chão.

Banheiro cronometrado

Apesar da amostra limitada do estudo, os resultados foram semelhantes aos de outros que analisaram condições parecidas. Foi o caso de um trabalho publicado em 2015, que ganhou o Ig Nobel do mesmo ano, no qual se descobriu que mamíferos demoram, em média, 21 segundos para urinar. Embora pareçam totalmente irrelevantes, essas informações têm pelo menos um mínimo de utilidade.

Os pesquisadores acreditam que a análise pode servir para algo além de curiosidade escatológica. Eles esperam que, ao entender a física do processo, sejam encontradas novas ideias para diagnósticos médicos, desenvolvimento de fraldas e produtos para incontinência. Os dados também podem servir para estimativas de quantidade de fezes produzidas, considerando o tamanho do mamífero em questão.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: