Descobriram um bebê cobra preservado em âmbar há 99 milhões de anos
385

Descobriram um bebê cobra preservado em âmbar há 99 milhões de anos

Último Vídeo

Você deve ter notado que nós aqui do Mega Curioso somos muito fãs de fósseis e dinossauros, né? Entre as várias matérias que a gente já compartilhou no site, temos uma lista com uma seleção de seres pré-históricos que foram encontrados preservados em âmbar — que nada mais é do que aquela resina superpegajosa das árvores, só que fossilizada.

Fóssil em âmbar(National Geographic)

Esse material, o âmbar, conforme explicamos, funciona como uma espécie de “conservante jurássico”, uma vez que inúmeros animais e plantas de milhões e milhões de anos atrás acabaram sendo encapsulados pela resina e, basicamente, congelados no tempo. E por estamos contando isso? Porque encontraram um bebê cobra que foi capturado por uma bolota de âmbar há 99 milhões de anos e esse exemplar se transformou no filhote dessa classe de réptil mais antigo já descoberto no mundo.

Bebê de milhões de anos

De acordo com Sarah Sloat, do site Inverse, o âmbar contendo a cobrinha foi descoberto em Myanmar e estudado por um time de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá. E, para determinar a idade do fóssil, a bolota de resina foi submetida a um exame conhecido como “datação por urânio-chumbo” — um método frequentemente usado para estabelecer quando as rochas se formaram e se cristalizaram.

Detalhe do fóssil(Inverse)

O resultado apontou, conforme comentamos anteriormente, que o fóssil é de pelo menos 99 milhões de anos atrás. Isso significa que, quando a cobrinha teve o azar de estar debaixo de uma árvore “vazando” meleca, ela se encontrava no antigo continente chamado Laurásia — que se formou após a fragmentação do supercontinente Pangeia.

Já com relação ao bichinho, os pesquisadores determinaram que ele possui uma anatomia muito semelhante à dos animais que rastejam pela Terra hoje em dia. O time batizou a espécie de Xiaophis myanmarensis, e revelou que a cobrinha contava com 97 vértebras e costelas e os animais modernos mais parecidos com ela seriam as serpentes da família Cylindrophiidae, nativas do sudeste asiático.

Congelado no tempo

As semelhanças entre o fóssil e os répteis atuais, aliás, chamaram bastante a atenção dos cientistas, uma vez que eles puderam observar o quão pouco esses animais mudaram ao longo de tantos milhões de anos. Outra coisa legal é que o âmbar, além de encapsular a cobrinha, também capturou insetos, plantas e outros fragmentos presentes no ambiente naquele dado momento, o que significa que olhar para esse tipo de material é como olhar para uma mini máquina do tempo capaz de nos transportar de volta ao Cretáceo. É realmente notável!

Detalhes de fóssil(Inverse)

Segundo disseram, o que realmente surpreendeu a todos foi a constatação de que as características anatômicas presentes em cobras e serpentes atuais “surgiram” há, pelo menos 100 milhões de anos. Isso por que a evolução desses animais é um mistério para Ciência, e o exemplar preservado representa uma excelente oportunidade para que os pesquisadores possam entender melhor como o processo de desenvolvimento desses animais se deu ao longo dos milênios.