As 8 maiores causas de mortes no Brasil
140
Compartilhamentos

As 8 maiores causas de mortes no Brasil

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Mortes são causadas por diferentes fatores e não existe um padrão por localidade. Doenças e acidentes são variados e acontecem com pessoas de todas as faixas etárias e em qualquer lugar do mundo. Mas quais são as principais causas de mortes no Brasil? Conforme pesquisas realizadas, as que lideram o ranking são:

1. Câncer

No Brasil, o número de fatalidades por conta do câncer aumentou mais de 30% em 15 anos. Entre os tumores, o maior responsável por mortes é o câncer no sistema respiratório (pulmões, traqueia e brônquios), em segundo lugar está o câncer de cólon e em terceiro o câncer de mama. No mundo, o câncer é responsável pela morte de uma a cada seis pessoas, sendo a segunda maior causa mundial.

cancer

2. Infarto

As doenças cardiovasculares matam mais de 70 mil brasileiros por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o infarto agudo do miocárdio (conhecido popularmente como ataque cardíaco) é a causa de mais de 15 milhões de mortes no mundo. O infarto ocorre quando o fluxo que leva o sangue até o miocárdio é bloqueado por um tempo, de modo que o músculo cardíaco sofra danos ou morra. Pode ser fatal, mas se diagnosticado e tratado logo, é possível evitar danos cardíacos.

infarto

3. Acidente vascular cerebral (AVC)

O AVC ocorre quando o fluxo de sangue que vai para o cérebro é reduzido ou interrompido, privando as células de nutrientes e oxigênio (AVC isquêmico), ou quando um vaso sanguíneo se rompe, ocorrendo assim, hemorragia cerebral (ACV hemorrágico). Trata-se de uma doença grave, mas com possibilidade de prevenção: controle da pressão arterial, adoção do hábito de realizar exercícios físicos, ter uma dieta saudável, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. No Brasil, é uma das maiores causas de morte e a primeira causa de incapacidade. Em 2015, mais de 100 mil pessoas morreram por conta da doença.

avc

4. Homicídio

Em 2016, o recorde de mortes intencionais violentas foi brasileiro, com 62,5 mil fatalidades. Este número corresponde a 30 vezes o indicador de mortes por homicídio na Europa. Esse indicador inclui mortes por latrocínio, homicídio e morte em decorrência de intervenção militar.

homicidio

5. Acidentes de trânsito

O Brasil é o quinto país do mundo com mais acidentes fatais de trânsito, sendo essa a causa que mais mata jovens em nosso país. Registramos cerca de 47 mil mortes por ano, no Brasil, e cerca de 400 mil sobreviventes ficaram com algum tipo de sequela. Após queda desse número nos últimos 5 anos, o ano de 2017 registrou uma alta de 23% no número de mortes.

acidente

6. Pneumonia

A pneumonia muitas vezes tem seus sintomas ignorados, mas é a doença infecciosa que mais mata crianças no Brasil. Os sintomas apresentados são febre alta, cansaço constante, ruído característico nos pulmões e tosse. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápida a recuperação. Se o diagnóstico e tratamento não ocorrer a tempo, pode danificar os pulmões e levar à morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, anualmente no Brasil são registrados cerca de 900 mil casos de pneumonia.

pneumonia

7. Diabetes

Diabete é uma doença que faz que o corpo reduza ou pare totalmente a produção de insulina, que regula a glicose no sangue, e a transforma em energia para alimentar as células. É uma doença crônica, mas que pode ser evitada, adotando hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos. Geralmente não apresenta sintomas, mas quando ocorrem, podem incluir sede, fadiga, perda de peso, visão turva. Existem vários tipos de diabetes. De 2010 a 2016, o Brasil registrou um aumento de 12% nas mortes por diabetes, superando a média de mortes por câncer.

diabetes

8. Infecções generalizadas

Normalmente, a infecção é causada por bactérias ou outros microorganismos como vírus e fungos. Por ter sintomas discretos, pode ser confundida com outras doenças menos agressivas, o que muitas vezes atrasa seu tratamento, culminando à morte por falência múltipla dos órgãos. No Brasil, 55,7% das mortes em UTIs ocorrem por infecção hospitalar. Uma série de fatores contribui para esse número: diagnóstico tardio, demora do paciente na procura de um serviço de saúde ou tratamento inadequado. Esses fatores são apontados tanto no sistema público de atendimento quanto nos convênios médicos.

infecções

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.