Você sabe com que frequência deve trocar os lençóis?

27/08/2018 às 12:362 min de leitura

Cansado de dormir sozinho, sem um mozão para chamar de seu? Seus problemas acabaram. Basta deixar sua roupa de cama por mais de uma semana, e voilà! Você terá praticamente uma festa do pijama com a companhia de milhares de ácaros, bactérias e fungos, de acordo com o microbiologista da Universidade de Nova York Philip Tierno. É claro que esse cenário não é nada positivo, na verdade, e pode trazer doenças e problemas de pele.  

A solução, segundo o especialista, é trocar fronhas e lençóis uma vez por semana – mas atenção – caso você use pijama! Se esse não é o caso, pode aumentar a frequência de lavagem da roupa de cama. O motivo está na troca de células e no suor que nosso corpo produz.

O ser humano passa pelo menos um terço da vida na cama e produz cerca de 98,5 litros de suor por ano e se o clima estiver úmido e quente, está criado o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias. Também podemos acrescentar nessa festa outras excreções corporais, pólen, poeira, poluição e mais substâncias que nos tocam no dia a dia. Tudo isso acumulado em um local que deveria ser limpo e confortável – não uma reunião de microrganismos.

Todas essas substâncias se acumulam durante a semana em sua cama e podem causar desde alergias, coceira e irritação de pele até doenças. “Mesmo que você não seja alérgico, pode desenvolver uma resposta alérgica à exposição de micróbios e outras substâncias”, afirma Tierno. A situação piora se o dono da cama estiver com algum machucado ou irritação de pele, pois o local pode facilmente ser contaminado.

Além da roupa de cama, é importante também lavar travesseiros, cobertas e edredons com frequência, de preferência em água quente. Considerar a compra de novos travesseiros a cada 2 anos e a troca do colchão a cada 5 anos também vai ajudar a saúde e a qualidade do sono.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: