
Estilo de vida
31/08/2018 às 09:30•2 min de leitura
A última vez que a NASA conseguiu contato com a sonda Opportunity, que desde de 2004 vem coletando e enviando dados de Marte, foi no dia 10 de junho. Desde então, uma forte tempestade de areia cobriu um quarto da superfície do Planeta Vermelho, e não há mais sinais do veículo. Antes de ser abandonado por completo, ele terá 45 dias para enviar vestígios de atividade, com o início da contagem a partir de condições mais favoráveis para comunicação.
Internautas fazem campanha, pedindo para que a NASA não abandone a Opportunity
A equipe da missão vem “tocando músicas” para “acordar” o pequeno rover e tentar algum contato. “Só há uma maneira de descobrir se a sonda funcionará, que é ouvindo. Será uma recuperação milagrosa ou uma morte honrável”, diz Steve Squyres, pesquisador do Laboratório de Ciência de Marte, em entrevista ao Space.
A Opportunity depende de painéis solares para funcionar e, com o bloqueio do Sol, ela pode ter parado, mesmo com o modo de economia ativado. Como a máquina saiu daqui para passar 15 dias em Marte e já está lá há 14 anos, existe também grande possibilidade de os componentes terem se avariado ou simplesmente estarem desgastados demais — ainda mais com essa falta de alimentação.
Mesmo com a tempestade de areia se dissipando, deve demorar ainda um tempo para que os captadores de luminosidade estejam limpos o suficiente para carregar a sonda, o que pode acarretar em ainda mais dias de inatividade. "Se não ouvirmos nada de volta depois de 45 dias, a equipe será forçada a concluir que a poeira bloqueou o Sol, e o frio marciano causou algum tipo de falha da qual o rover provavelmente não se recuperaria", explica John Callas, gerente de projetos da Opportunity.
Enquanto isso, internautas fazem coro para que a NASA não abandone a Opportunity. No Twitter, vários usuários vêm se manifestando com as hashtags #WakeUpOppy e #SaveOppy. “Não, a Opportunity não deveria ser deixada para trás. Nunca deixamos a Spirit para trás, tentamos de tudo para ouvi-la novamente", escreveu o internauta @Astro0Glen, ao lembrar da sonda Spirit, que também foi para Marte e deixou de funcionar em 2009. "Não deixem a Opportunity para trás, temos que tentar de tudo."
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.