A psicologia explica: por que seus relacionamentos amorosos não duram?

28/09/2018 às 09:303 min de leitura

Relacionamentos são sempre complicados, especialmente quando falamos dos que envolvem amor romântico. Não é nada difícil encontrar pessoas que parecem cair no mesmo padrão amoroso: elas conhecem alguém, se apaixonam, passam um tempo com a pessoa e, de repente, a pessoa simplesmente perde o interesse e pula fora. Por que será que isso acontece?

Kelly Campbell escreveu sobre esse assunto no Psychology Today, afinal na maioria das vezes a Psicologia pode mesmo explicar nossos comportamentos, principalmente aqueles que se repetem e criam padrões nos quais nos vemos presos. Para Campbell, as razões principais que levam as pessoas a perderem o interesse em alguém são as seguintes:

Falta de autoconfiança

fail

Goste você ou não, a verdade é que autoconfiança conta muito, e a falta dela é um dos grandes motivos que fazem com que uma pessoa perca o interesse pela outra. Campbell explica que é pela confiança que têm que algumas pessoas consideradas não atraentes conseguem chamar a atenção e manter relacionamentos amorosos estáveis.

Não conseguimos reconhecer muitas inseguranças no início dos relacionamentos, e por isso, quando elas começam a aparecer uma atrás da outra, o interesse pode acabar escorrendo pelo ralo.

O único jeito de mudar a situação é trabalhar para melhorar sua autoestima e passar a se sentir mais confortável na sua própria pele. Pense também se as suas inseguranças são em relação a coisas que podem ser mudadas; se sim, corra atrás da mudança. Estude mais, faça atividades físicas, coma melhor, busque fazer mudanças positivas que farão com que você se sinta bem.

Quando a pessoa está desesperada atrás de um namoro

desespero

Sabe aquela pessoa desesperada atrás de um relacionamento amoroso? Elas acabam muitas vezes esperando encontrar a felicidade em outra pessoa quando, na verdade, devemos ser felizes sozinhos e encontrar alguém, se quisermos, para nos fazer companhia, não para preencher buracos.

O ideal aqui é a pessoa abraçar a ideia de ser solteira pelo resto da vida, já que não há problema algum nisso. Uma vez que ela se sinta confortável assim, se a situação mudar ela não vai querer marcar o casamento depois de dois meses de namoro.

Às vezes não era a hora certa

timing

Tenha sempre em mente que não é possível saber o que se passa na vida de outra pessoa, e a verdade é que você pode ser o melhor dos partidos, mas se a pessoa tem algum outro problema a ser resolvido, ela acaba tendo que priorizar as coisas. Nem sempre é para ser. Nem sempre as coisas acontecem na hora certa. Aceitemos.

A gente sabe que é difícil aceitar coisas que não têm explicação, mas elas existem aos montes, então quanto melhor você tentar entender isso, mais cedo vai se recuperar quando levar um tombo. Tenha fé em relacionamentos futuros e não ache que tudo vai acontecer de novo. Até que outra pessoa apareça, se ocupe fazendo coisas bacanas e que trarão benefícios à sua vida.

Muita coisa rápido demais

amor

Pode acontecer também de que as duas pessoas estejam de bem com a vida, prontas para começar um relacionamento, mas que, depois de um tempinho, perdem aquela empolgação inicial e as coisas esfriam.

Isso é típico de relacionamentos que começam rápido demais, quando as pessoas querem ficar juntas o tempo todo, trocam inúmeras mensagens durante o dia, se falam o tempo todo… O problema é que muitas vezes esse excesso de tempo junto, essa pressa toda pode condenar o relacionamento a um fim precoce.

Por isso, é fundamental ter em mente qual é a progressão saudável do seu relacionamento, tentando manter o equilíbrio e evitando mergulhar de cabeça. Quando estiver começando um novo namoro, vá com calma, conheça a outra pessoa, não priorize a nova relação, não abandone amigos e outros aspectos da sua vida particular. Cheque, também, as coisas que vocês têm em comum e não ache que só porque a coisa tem química ela será duradoura.

No fim das contas, o bom senso é a regra que faz mais sentido e que pode nos ajudar a ir com calma e a mudar os padrões.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: