NASA completa 60 anos e comemora com série de vídeos no YouTube

02/10/2018 às 05:002 min de leitura

O dia 1º de outubro de 2018 é a data em que a NASA, a agência espacial norte-americana, comemora 60 anos de operação. E de lá até hoje, a instituição foi crucial para a exploração espacial conduzida pela humanidade, tendo descoberto inúmeros mistérios do Universo e conseguido levar seres humanos para pisar no solo lunar e diversos dispositivos para se aventurar no solo de Marte, sem contar todos os telescópios que nos mostram os confins do infinito.

Para comemorar essa data tão importante, a NASA publicou em seu canal no YouTube uma série de sete capítulos mostrando os destaques desses 60 anos de história da agência espacial. São episódios curtos que mostram a trajetória desde o início de tudo, com a assinatura da Lei Nacional de Aeronáutica e Espaço, que aconteceu no dia 29 de julho de 1958 pelo então presidente norte-americano Dwight Eisenhower, até os dias de hoje.

Guerra Fria

Tudo começou no contexto da Guerra Fria, que polarizou o mundo entre Estados Unidos e União Soviética. Os norte-americanos estipularam como objetivo se tornarem líderes na exploração do espaço. Os esforços foram imensos para desenvolver tecnologias capazes de levar veículos e pessoas para fora de nossa atmosfera e compreender melhor os mistérios do Universo.

A NASA teve então sua maior conquista ao colocar os primeiros seres humanos na Lua com a missão Apollo 11

Em abril de 1961, a União Soviética realizou o marco de colocar pela primeira vez um ser humano no espaço, o russo Yuri Gagarin. Menos de um mês depois, porém, Alan Shepard fez parte de um voo suborbital com os esforços da NASA e se tornou o primeiro norte-americano a ver a Terra de fora. Durante os anos 1960, a corrida espacial esteve em seu auge e trouxe uma série de novas tecnologias que, além de auxiliar os voos para fora da atmosfera, colaboraram muito com o desenvolvimento de dispositivos para o nosso dia a dia.

Conquistando a Lua

A NASA teve então sua maior conquista ao colocar os primeiros seres humanos na Lua com a missão Apollo 11 – Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pisaram em solo lunar no dia 20 de julho de 1969 e a partir daí mais nove pessoas tiveram a chance de visitar nosso satélite natural, todas por meio do projeto Apollo da NASA.

Com o fim da corrida espacial, devido à queda do bloco soviético, a exploração espacial mudou um pouco, mas não deixou de existir. De lá para cá, a NASA planejou e executou inúmeros programas que figurativamente diminuíram o Universo, visto que hoje nós conhecemos infinitamente mais sobre ele do que há 60 anos.

O próximo objetivo agora para os próximos 60 anos? Conhecer o Universo ainda melhor, desenvolver novas tecnologias e, quem sabe, conquistar Marte, um desejo antigo da agência espacial. Tudo está caminhando como planejado e até a Lua deve voltar a receber visitantes como uma espécie de escola para a viagem mais complicada: a jornada até o Planeta Vermelho. E muito provavelmente a NASA vai continuar tendo o sucesso que sempre teve em suas arrojadas empreitadas.

NASA completa 60 anos e comemora com série de vídeos no YouTube via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: