
Artes/cultura
19/10/2018 às 04:30•2 min de leitura
É preciso ser bom de papo para fazer com que as pessoas gostem de você e o considerem alguém digno de confiança, não é mesmo? Não é de se estranhar, então, que funcionários de organizações poderosas como o FBI sejam treinados para serem agradáveis e confiáveis.
Robin Dreeke é do FBI e participou da produção de um livro chamado “O Código da Confiança”, obra na qual explica como qualquer pessoa pode se tornar alguém em quem todos confiam.
De acordo com o que ele chama de “regra de platina”, o segredo está em conhecer seu interlocutor, entender como ele se comunica e falar com ele da maneira que ele mais gosta de ser tratado. Dreeke explica que é preciso “falar em termos do que é importante para a pessoa, de um modo que ela compreenda rapidamente, e ela estará mais inclinada a dar o que você quiser”.
Para colocar essa ideia em prática, Dreeke recomenda que você identifique, desde a primeira conversa com a pessoa, que tipo de comunicadora ela é. Repare: há quem goste de prestar atenção em histórias e piadas; ou prefira ser instigada com tarefas e procedimentos.
O comunicador direto é alguém que geralmente pensa enquanto fala; o indireto é quem precisa pensar antes de falar. Segundo Dreeke, as pessoas costumam ser uma mistura dessas características, mas uma delas acaba sendo mais proeminente. Identificar qual delas se sobressai é uma forma de elaborar melhor seu jeito de falar e se aproximar para, assim, ter sucesso e conquistar a confiança.
Sempre que você quiser fazer com que alguém concorde com o que você diz, seja em uma reunião de trabalho ou uma discussão sobre política, o melhor caminho é falar da mesma maneira que o seu interlocutor se comunica, pois assim ele vai entender logo de cara o que você tem para dizer e criar uma conexão verbal com você. Não custa tentar, né?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!