Sinistro: flagraram uma floresta “respirando” no Canadá!

25/10/2018 às 12:002 min de leitura

Você já deve ter ouvido mais de uma vez que as florestas são os pulmões do mundo — inclusive dizem que a Amazônica contribui com 20% do oxigênio que é liberado no planeta. Mas, você já tinha visto uma floresta respirar? Estamos falando fisicamente, como se estivesse inspirando e expirando por meio de um gigantesco sistema respiratório... Não? Então veja isto:

É óbvio que o que está rolando na cena acima — compartilhada no Twitter por Daniel Holland — não tem absolutamente nada a ver com um fenômeno desconhecido de “respiração florestal”. O clipe é impressionante, não restam dúvidas, mas o que provocou o sobe e desce do solo não tem nada de sobrenatural.

"Parece que o solo está respirando nesta floresta em Quebec"

Natureza viva — vivinha!

De acordo com Cheryl Santa Maria, do portal The Weather Network, o vídeo foi capturado em Sacre-Couer, em Quebec, e o que ele mostra nada mais é do que uma “ilusão de óptica”, uma vez que a suposta respiração é, na verdade, obra de uma combinação da ação da chuva e do vento.

Segundo um especialista consultado pelo portal, o que aconteceu foi que, primeiro, os altos índices de precipitação fizeram com que o solo — encharcado — acabasse se tornando menos compactado e perdendo parte de sua coesão com as raízes das árvores.

Então, a tempestade de vento soprando violentamente nas copas começou a “empurrar” as árvores, e a força acabou sendo transferida até as raízes, fazendo com que, conforme as plantas se moviam, o solo se elevasse, parecendo inchar e desinchar.

Aliás, de acordo com o especialista, um cara chamado Mark Vanderwouwadded, em casos de tempestades de vento severas e muito longas em condições semelhantes, pode acontecer de que as raízes se rompam e algumas árvores cheguem a cair. E você, caro leitor, já tinha visto algo assim?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: