Microdoses de cogumelos mágicos podem deixar você mais criativo, sabia?

29/10/2018 às 07:312 min de leitura

Quem é que não quer ficar mais criativo e, de quebra, ter um aumento em suas habilidades cognitivas? Pois de acordo com um novo estudo envolvendo microdosagens de cogumelos mágicos, aquele usado para fazer o chá de cogumelo, a verdade é que essa substância psicodélica pode acabar contribuindo para o pensamento criativo, melhorando o humor e até dando uma aprimorada nas funções cognitivas.

Para estudar melhor esses efeitos positivos da microdose da droga, pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, realizaram alguns testes e publicaram os resultados na revista Psychopharmacology.

De acordo com a pesquisa, as doses micro da substância psilocibina, encontrada nos cogumelos alucinógenos, afetou o funcionamento do cérebro de 36 pessoas que participaram do estudo. Essas pessoas receberam uma dose única de 0,37g da droga e, em seguida, foram convidadas a desvendar três enigmas.

Ainda que os estudos da microdose envolvam a ingestão diária para a obtenção de efeitos cumulativos, os pesquisadores afirmaram que este estudo em específico foi realizado para ver mudanças sutis e não muito profundas nos participantes.

Resultados

cogumelos

O que se reparou foi que as pessoas estavam “viajando” muito mais e que esse efeito fez com que elas conseguissem pensar em soluções mais criativas para os problemas que deveriam resolver, comprovando o que os autores da pesquisa chamam de “mudanças de inteligência fluida”.

“Nossos resultados sugerem que consumir uma microdose de cogumelos permitiu aos participantes criarem soluções alternativas e mais inovadoras para um problema, fornecendo assim suporte preliminar para a suposição de que a microdosagem melhora o pensamento divergente”, explicou a principal responsável pela pesquisa, Luisa Prochzkova.

“Além disso, também observamos uma melhora no pensamento convergente, ou seja, um aumento do desempenho em uma tarefa que requer a convergência em uma única solução correta ou melhor”, completou.

Eita!

magic

Esses estudos com substâncias psicodélicas são novos e é preciso de mais testes e pesquisas para complementar as descobertas. De qualquer forma, é bacana entender que o uso medicinal de algumas drogas pode trazer benefícios - o próprio cogumelo já foi testado em outros momentos como uma droga possível de aliviar os sintomas da depressão e outros tipos de doença mental, sabia?

Aliás, de acordo com Prochzkova, a ideia é estudar os efeitos terapêuticos do cogumelo também em áreas que vão além da criatividade e da cognição. Ela explica, por exemplo, que a substância é útil para pessoas que tratam padrões rígidos de comportamento, como indivíduos que têm transtorno obsessivo-compulsivo. Bacana, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: