O que lhamas têm a ver com vacina para gripe?

O que lhamas têm a ver com vacina para gripe?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

O vírus da gripe é mutável, e é por isso que todos os anos novas vacinas são produzidas, e precisamos levar uma picada nova. O ideal, a gente sabe, seria que houvesse uma vacina de efeito mais prolongado, e inúmeras pesquisas são feitas para que isso um dia seja possível. De acordo com um novo estudo, aliás, quem pode salvar nossa pele são as lhamas.

Esses animais, que já são maravilhosos e fofos por natureza, apesar da mania de cuspir na cara de quem tenta se aproximar, ajudaram pesquisadores em um estudo recente que foi realizado com anticorpos de lhamas em um spray nasal.

O produto foi usado em camundongos, e o que se descobriu, para a nossa alegria, foi que os anticorpos das lhamas são capazes de fornecer proteção para diversas cepas de gripe e, além disso, sobrevivem em refrigeração por longos períodos, o que poderia baixar o custo da imunização da gripe. Que maravilha, hein!

Mas que beleza!

lhama

“Nossa abordagem poderia potencialmente ser usada como um tratamento preventivo de ano para ano e proteger tanto contra a gripe sazonal quanto contra possíveis pandemias, como a gripe aviária”, explicou Ian Wilson, bioquímico que liderou a pesquisa.

Ainda é preciso que mais testes sejam realizados, é claro, antes de o spray ser usado por humanos, mas os avanços realizados até agora são animadores para a criação de uma vacina universal.

A novidade pode ser especialmente boa para a população idosa, a mais atingida pela gripe e que sofre com a necessidade da vacinação anual. Para o imunologista Antonio Lanzavecchia, do Instituto de Pesquisa em Biomedicina de Bellinzona, na Suíça, essa pesquisa também nos serve como um ótimo exemplo do poder da engenharia de anticorpos.

Por enquanto, só nos resta agradecer aos pesquisadores e, claro, às lhamas. E se um dia algum desses animais cuspir na sua cara, pense que talvez o evento nojento sirva para que você absorva os poderosos anticorpos lhamais.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.