Dezenas de gatos e escaravelhos mumificados são achados em tumbas no Egito

12/11/2018 às 06:352 min de leitura

Se você se interessa pela história do Antigo Egito, então sabe que os gatos tinham um papel todo especial para a sociedade egípcia, tanto que as pessoas guardavam luto quando um desses animais morria, e era comum que eles fossem mumificados de forma a servir oferendas religiosas. Por conta disso, o anúncio de que dezenas de gatos convertidos em pequenas múmias foram descobertos em tumbas talvez não soe assim tão surpreendente.

Entretanto, a notícia é importante, sim, uma vez que os animais foram encontrados em vários sarcófagos datados em mais de 6 mil anos — em tumbas contendo caixões aparentemente intocados por todos esses milênios. E, além dos felinos mumificados, os arqueólogos descobriram algo muito, muito incomum: alguns escaravelhos também convertidos em múmias e armazenados em sarcófagos em miniatura! Sim, caro leitor, corpinhos preservados de besouros guardados em caixõezinhos de pedra. Veja:

Besouros mumificadosJá pensou? Mumificar besouros? (The Guardian/Nariman El-Mofty/AP)

Artefatos curiosos

De acordo com o pessoal do The Guardian, as múmias dos gatos foram descobertas em três de quatro tumbas situadas nos arredores do complexo de pirâmides que fica em Saqqara, perto do Cairo. O local começou a ser escavado em abril e, segundo a equipe que se encontra trabalhando no sítio, a fachada e entrada para as câmaras pareciam estar intactas — sugerindo que o lugar pode ter sido ignorado pelos famosos saqueadores de tumbas e ainda pode guardar outros tesouros arqueológicos.

Gatos mumificadosAlguns dos gatos mumificados descobertos no interior da tumba (The Guardian/Khaled Desouki/AFP/Getty Images)

Com relação aos escaravelhos, segundo Mostafa Waziri, diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, dois deles foram encontrados no interior de um sarcófago de calcário retangular com tampa abobadada e decorada com desenhos de besouros. Mais desses bichinhos foram descobertos dentro de outro sarcófago de pedra menor e, conforme contou Waziri, se trata de itens únicos e extremamente raros.

De momento, além das dezenas de múmias de gatos e dos insetos, os arqueólogos também encontraram cerca de 100 estatuetas de felinos, sendo uma delas feita em bronze e dedicada à divindade egípcia Bastet, representada como uma deusa com corpo de mulher e cabeça de gato.

Estátua de bronzeEstatueta de bronze encontrada em uma das tumbas (The Guardian/Khaled Desouki/AFP/Getty Images)

Ademais, o time resgatou ainda a figura de uma vaca, de um leão, de uma cobra e de um falcão, todos talhados em madeira, bem como amuletos, papiros, vasos canópicos — usados pelos antigos egípcios para armazenar os órgãos removidos durante a mumificação — e ferramentas usadas por escribas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: