Esta é a melhor posição para dormir, de acordo com cientistas

04/12/2018 às 13:012 min de leitura

Para começar o dia com o pé direito, nada melhor do que despertar de uma boa noite de descanso. Há muitas dicas para garantir um sono saudável e revigorante, como manter o celular longe e não estar conectado em aparelhos eletrônicos por pelo menos 1 hora antes de ir para a cama, dormir cerca de 8 horas por dia e garantir o silêncio do ambiente. Mas, mesmo que você tenha todos esses hábitos, pode acordar se sentindo dolorido e rabugento por outro motivo: a posição em que dorme. 

Uma postura incorreta, quando está dormindo, pode causar dores nas costas e no pescoço, cansaço, apneia do sono, cãibras, dor de cabeça, azia, problemas de circulação e até rugas prematuras. Mas, afinal, qual é a correta? De costas, com a barriga para cima, dizem os especialistas. Essa disposição neutra é ótima para aliviar dores e tensões que acumulamos ao longo do dia. E, como a cabeça fica elevada em relação ao peito, há menos chances de surgir refluxo.

Entretanto, apenas cerca de 8% das pessoas dormem nessa posição naturalmente. Deitar-se de outras maneiras pode acabar gerando efeitos indesejados. Dormir virado para o lado direito, por exemplo, pode desencadear a azia — acredita-se que isso ocorre porque o esôfago fica solto, facilitando que os ácidos do estômago se infiltrem na garganta. Apesar de que deitar-se qualquer lado pode causar dores nos ombros e no quadril.

Se mesmo assim você prefere se acomodar de lado na cama, pode melhorar a postura utilizando um travesseiro grosso o suficiente para diminuir a pressão nos ombros. Colocar um travesseiro entre os joelhos também previne a dor na lombar. 

Mas, se é do time das pessoas que dormem de barriga para baixo, lamentamos informá-lo que essa é a pior posição, segundo os especialistas. Isso porque ela coloca pressão em todo o corpo e aumenta as chances de dormência nos membros ou dores nas articulações. 

Em entrevista ao Popular Science, Shelby Harris, especialista em medicina do sono e professora da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, afirmou que quem dorme com a barriga para baixo deve usar um travesseiro mais plano para reduzir a tensão do pescoço que fica virado a noite toda. Se a cabeça também fica para baixo, é importante colocar um travesseiro embaixo da testa. 

Entrar para o seleto grupo das pessoas que dormem de barriga para cima pode ser uma tarefa que exige muito treino. Harris sugere que você coloque travesseiros dos lados do corpo e um abaixo dos joelhos, para evitar que mude de posição durante a noite.

Independentemente das sugestões da especialista, o mais importante é conferir a qual dessas posições você se adapta melhor. Afinal, o sono é sagrado e o conforto, fundamental. Se dormir de barriga para cima não funciona bem para você, é melhor escolher outra posição.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: