publicidade

Na Austrália, morcegos morrem com onda de calor e inundam casas

03/12/2018 às 11:302 min de leitura

Ter que sair de casa porque ela foi inundada é sempre uma tristeza para a maioria das pessoas: móveis são perdidos, a lama toma conta de tudo e é preciso esperar a água baixar para reconstruir a vida. Agora, você já pensou em ter que sair de casa porque ela foi inundada de corpos de morcegos? É isso que está acontecendo na Austrália (claro!), que já teve um surto de mortes desse tipo no começo do ano.

Na cidade de Cairns, no nordeste do país, o verão está se aproximando com temperaturas altíssimas! Mesmo agora, no fim da primavera, os termômetros já estão registrando por volta de 40 graus Celsius, que é um calor muito intenso para várias espécies. Para os morcegos, que não consegue se refrescar naturalmente, isso é potencialmente fatal: diversos quintais estão entupidos desses mamíferos voadores que simplesmente morreram de calor!

As autoridades estão trabalhando intensamente para refrescar os morcegos que sobreviveram ao calorão e também precisam recolher as carcaças dos que não suportaram as temperaturas. Em algumas residências, há relatos de “milhares” de corpos, sendo que eles estão apodrecendo rapidamente por conta do calor. Isso fez com que dezenas de famílias tivessem que sair de casa até que a situação seja resolvida.

Além dos quintas, algumas casas estão com os forros e os telhados cheios de animais mortos, que começam a juntar vermes e ameaçar a saúde humana. O cheio de carniça está insuportável em alguns lugares de Cairns, que tem contado principalmente com a ajuda de voluntários para a limpeza das residências afetadas pela morte em massa dos morcegos.

É importante tomar o máximo de cuidado no manejo desses animais, já que a raiva pode ser transmitida por eles e o vírus é bastante resistente mesmo após a morte dos hospedeiros. Ainda assim, foram registrados relatos de mordidas e arranhões de animais moribundos, aumentando o alerta para uma possível epidemia da raiva.

morcegosMorcegos estão morrendo aos bandos em Cairns

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: