
Estilo de vida
10/12/2018 às 14:30•2 min de leitura
A imagem que você viu acima, da foquinha com cara de quem está de boa na lagoa e uma coisa pendurada no nariz, viralizou nos últimos dias e mostra algo bastante estranho. A foto foi compartilhada por pesquisadores do NOAA — sigla de National Oceanic and Atmospheric Administration ou Administração Oceânica e Atmosférica Nacional —, órgão do Governo dos EUA focado em temas relacionados com meteorologia, oceanos, atmosfera e clima, nas Ilhas de Sotavento, que fazem parte do arquipélago havaiano, e a criatura é uma foca-monge-do-havaí (Monachus schauinslandi), nativa da região. Mas, sabe o que é isso em seu focinho?
Se prepare para ter um ataque que aflição: uma enguia! Sim, caro leitor, isso aí sando do nariz da foca é um peixe cujo corpo lembra o de uma “cobrinha” — e existem poucos registros semelhantes. E como é que a enguia foi parar ali? Os pesquisadores que se depararam com a inusitada situação não têm certeza de que tipo de interação rolou entre as duas criaturas, mas existem algumas teorias.
Uma possibilidade está relacionada com o comportamento das focas na hora de procurar comida. Elas costumam buscar nos recifes de coral, enfiando os focinhos nas fendas dessas estruturas ou até sob a areia do leito oceânico para ver se encontram algo para comer — e pode ser que a enguia estivesse em um desses locais, tenha se assustado e, no desespero, se esgueirado na narina da foca.
(Brittany Dolan)
Outra opção seria que a foquinha pode ter engolido a enguia, passado mal com o lanchinho e regurgitado o peixe — só que pelo nariz. Pois é... Eca! Independentemente de como a criatura foi parar ali! Enfim, a enguia já estava morta quando a foto foi registrada e, para remover o animal, os pesquisadores explicaram que basta puxar e puxar até que o bicho todo saia.
Com relação ao bem-estar das três focas que passaram pela situação (incluindo essa de agora), nenhuma sofreu danos sérios ou ferimentos graves devido à “invasão”. Mas é importante retirar a enguia morta, uma vez que, além de interferir na habilidade das focas de bloquear a passagem de água pelo focinho durante os mergulhos, o que poderia causar problemas pulmonares ao mamífero, a decomposição do bicho morto ainda poderia dar origem a infecções.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.