E os insetos, será que eles também fazem xixi?

E os insetos, será que eles também fazem xixi?

Último Vídeo

Você alguma vez já se perguntou se os insetos também fazem xixi? Pois, apesar de a grande maioria não urinar, alguns deles expelem algo que pode ser classificado como xixi, sim – e, de acordo com Eduardo Fox, pesquisador brasileiro com doutorado em zoologia e entomologia pela Universidade Estadual de São Paulo, dentro desse grupo, alguns fazem isso com relativa abundância. Mas, vamos aos detalhes!

(Wikimedia Commons/Didier Descouens)

Hora do pipi

Segundo Eduardo, os insetos são desprovidos de rins, mas são dotados de sistemas excretores que fazem parte de suas vísceras. O que essas criaturas possuem é uma estrutura chamada túbulos de Malpighi, que possui espécies de pequenos tentáculos que partem dos intestinos e são responsáveis por absorver excreções líquidas que vão se acumulando em seus organismos.

(Wikimedia Commons/USGS Bee Inventory and Monitoring Lab from Beltsville)

Apesar de não ser urina propriamente dita, esse material, que consiste em detritos ricos em nitrogênio, é expelido na forma aquosa – ou seja, parecida ao xixi – por algumas espécies de insetos, como os pulgões e as cigarras, por exemplo.

Entretanto, segundo Eduardo, na maioria dos casos, esse material que vai para as vísceras dos insetos, acaba se misturando com as fezes e é expelido de uma vez só, geralmente através de um formato específico – e através de um orifício único, uma vez que, nos insetos, não existem órgãos exclusivos para a liberação de cocô e xixi, como em nós, humanos, por exemplo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.