Você sabia que as mulheres possuem cérebros mais jovens do que os homens?
124
Compartilhamentos

Você sabia que as mulheres possuem cérebros mais jovens do que os homens?

Último Vídeo

Os cérebros são máquinas incríveis, mas naturalmente todos envelhecem em algum momento. Muitos fatores interferem nesse processo, como o estilo de vida ou a genética, por exemplo. Mas você já pensou que o gênero pode ter um papel importante na questão?

Como se o senso comum de que as mulheres são mais maduras do que os homens não fosse suficiente, um estudo indica que os cérebros delas ainda mantêm a juventude por mais tempo. O achado é de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

(Reprodução/Dicas da Cidade)

Em estudos prévios, descobriu-se que a atividade metabólica do cérebro estava ligada ao declínio de sua cognição. Diante disso, o grupo utilizou tal parâmetro para determinar a idade dos cérebros comparados na pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences disponível online.

Os dados para análise foram obtidos por meio da tecnologia PET (tomografia por emissão de pósitrons). Essa é uma técnica da medicina nuclear em que o diagnóstico é feito a partir de tomografias computadorizadas, permitindo que as alterações metabólicas do organismo sejam identificadas. Utilizando a PET, os pesquisadores observaram o fluxo de oxigênio e glicose no cérebro de mais de 200 pessoas entre 20 e 82 anos (121 mulheres e 84 homens). 

(Reprodução/Tribuna de Ituverava)

Utilizando as informações coletadas, uma máquina foi responsável por criar um algoritmo capaz de relacionar idade ao metabolismo cerebral. A máquina previu corretamente a idade dos homens; porém, quando os dados das mulheres foram inseridos, o cálculo apontou que seus cérebros eram 3,8 anos mais jovens. Além disso, estimou-se que o cérebro masculino é 2,4 anos mais velho do que sua idade cronológica.

(Reprodução/Aurora Vita)

Vale ressaltar que, no caso dos homens, não há um envelhecimento cerebral mais rápido. Os homens, como já se sabe, começam a vida adulta somente 3 anos após as mulheres. Outro fato que merece destaque é que a pesquisa citada utilizou apenas o fator metabólico como parâmetro de análise, e o processo de envelhecimento pode ocorrer por muitos outros motivos. De qualquer forma, o estudo irá contribuir para que pesquisadores da área se aprofundem ainda mais na resiliência cognitiva feminina.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.