Descobriram um pinguim-imperador preto e ele pode ser o único no mundo

28/02/2019 às 06:002 min de leitura

Uma característica que todos reconhecem nos pinguins, independentemente da espécie, é a coloração de sua plumagem: preta nas costas e branca nas asas e no torso. No entanto, uma equipe de filmagens da BBC na Antártida se deparou com um pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) todo preto, e esse exemplar pode ser o único que existe em todo o mundo. Veja a seguir:

(Reprodução/IFLScience!/BBC)

De acordo com Katy Evans, do site IFLScience, esse pinguim é portador de uma mutação genética rara, chamada melanismo, que, basicamente, é o oposto do albinismo. Isso significa que a ave descoberta pelo time da BBC apresenta uma condição que faz que ela tenha uma concentração mais alta de melanina do que o normal, resultando no corpo preto que vimos na imagem acima.

Pinguim raro

Os pinguins-imperiais representam a maior espécie do gênero, com adultos podendo medir mais de 1,2 metro de altura e pesar até 45 quilos; tipicamente, têm torso branco, costas acinzentada, cabeça e asas negras e marcas amarelo-laranjas no pescoço. Segundo Evans, existem outros casos documentados de melanismo parcial em diversas espécies de pinguim, como pinguim-de-barbicha (Pygoscelis antarcticus), pinguim-gentoo (Pygoscelis papua), pinguim-macaroni (Eudyptes chrysolophus), pinguim-de-adélia (Pygoscelis adeliae), pinguim-real (Eudyptes schlegeli) e pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus).

Contudo, não se engane, pois se trata de uma condição genética bastante rara, uma vez que as estimativas são de que apenas 1 em cada 250 mil animais nasce com melanismo parcial. Nesse caso, além de ser a primeira vez que um pinguim-imperador com a mutação é encontrado, ele apresenta o corpo quase completamente preto, o que faz dele um exemplar extremamente incomum. Assista:

Bacana, não é? Mas, para o pinguim negro, não muito! Quando essas aves estão na água, sua barriga branca, em contraste com a luminosidade da superfície, faz que se tornem menos visíveis aos predadores que estejam nadando em áreas mais profundas, então a mutação o torna um alvo mais fácil. A boa notícia é que o pinguinzão chegou à idade adulta, o que indica que deve ser craque em escapar de ataques.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: