NASA planeja ter tripulação na Lua até 2028

26/02/2019 às 03:002 min de leitura

Ultimamente, a NASA vem nos deixando a par das suas futuras visitas à Lua. De acordo com a agência espacial, há planos de começar os testes da nova sonda até 2024; mas não só isso: deseja ter uma tripulação na superfície até 2028.

Como pousar astronautas na Lua?

Esse questionamento é válido e a agência espacial vem pensando no assunto, tanto que está convidando empresas privadas para apresentar ideias de como fazê-lo. É necessário desenvolver tecnologias para serem usadas em satélites naturais e, de certo modo, encontrar melhores maneiras de transferir pessoas e itens para lá. 

Há pouco tempo, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, deu uma declaração de como a agência vem lidando com as parcerias — seja com a indústria, seja com outras nações — para explorar a Lua e expandir os destinos para Marte. Vale ressaltar que o objetivo é enviar astronautas à superfície da Lua de modo sustentável já na próxima década. 

Fonte: Inverse

O plano atual tem quatro etapas principais, e a NASA precisa de um veículo tripulado de lançamento para levar os astronautas de volta à Lua. Uma maneira bem inteligente é mandar seres humanos para a Estação Espacial Internacional (ISS), projeto que está sendo estudado por empresas privadas. Seria perfeito se não houvesse alguns empecilhos, pois, para ir da ISS para a Lua, é necessário muita tecnologia e estudo.

Também há pesquisas para levar homens para o espaço por meio do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), que está previsto para dezembro deste ano. A novidade gira em torno de que a NASA não deixará os astronautas diretamente na superfície da Lua; os planos são construir uma nova estação espacial para substituir a ISS, chamada Deep Space Gateway, uma nave espacial automatizada orbitando a Lua. 

Ir à Lua e voltar não é uma missão fácil, já que há o intuito de recorrer a um lander reutilizável, o que também está sendo estudado, afinal é preciso pensar no combustível. O objetivo da NASA é utilizar a tecnologia para produzir suprimentos diretamente do solo lunar. 

Próximos passos

A agência espacial não só vem estudando como também publicou uma solicitação formal de propostas, e espera-se que as respostas sejam entregues até 25 de março. Nelas estão inclusas maturação de tecnologia, desenvolvimento e integração de sistemas e demonstrações de voos espaciais para seres humanos.

Ficaremos de olho nessa associação da NASA com a indústria e torceremos para que em 2028 o homem retorne à Lua.  

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: