Astrofotógrafo tira 50.000 fotos da Lua para obter imagem de 81 megapixels
2.677
Compartilhamentos

Astrofotógrafo tira 50.000 fotos da Lua para obter imagem de 81 megapixels

Último Vídeo

Já imaginou tirar 50.000 fotos para capturar uma imagem de 81 megapixels da Lua? Talvez a resposta mais sensata seria não, e é aí que a gente se engana. O astrofotógrafo e usuário do Reddit, Andrew McCarthy, demonstrou habilidade ao capturar fotos incríveis da Lua. Muitos acham que precisamos recorrer a NASA quando se fala em fotos do espaço com extrema qualidade e zero ruídos, mas já vimos que isso não é façanha exclusiva deles. 

Como ele conseguiu chegar nessa imagem?

A captura foi feita em Sacramento, na Califórnia, e McCarthy explicou todo o processo, que não foi nada simples, pois ele e a equipe capturaram as 50.000 fotos com duas câmeras diferentes. Uma delas foi utilizada para fotografar o brilho exterior e as estrelas, já a outra, focaram nos detalhes no lado iluminado da Lua. As duas câmeras em questão eram: Sony A7ii e ZWO ASI224MC. 

A sincronia entre Lua, estrelas e o nosso planeta não foi problema, pois ele utilizou um telescópio Orion Dobson XT10 e um tripé motorizado, que acompanhou os movimentos e fez com que as capturas fossem perfeitas. Mas além disso, houve sobreposição de todas as imagens para chegar em uma só, o que é bem comum na astrofotografia, permitindo imagens mais nítidas diminuindo ao máximo as imperfeições. Outro usuário que gosta dessa área explicou que existem aplicativos gratuitos para fazer essa combinação de imagem, citando o Firecapture e o Autostakkert. 

Fonte: Xataka

O astrofotógrafo explica que foi preciso tirar tantas fotos para calcular o desfoque causado pela turbulência atmosférica e eliminar os ruídos capturados pelo sensor da câmera. Também comentou que tomou algumas liberdades para a composição final da foto, ajustando algumas imperfeições no Photoshop. E para aqueles que não se contentaram somente em baixar a imagem em alta resolução, Andrew McCarthy está vendendo cópias impressas da fotografia na loja Cosmic Background Studios.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.