Confirmado: ir ao parque pode deixar você mais feliz

05/03/2019 às 09:002 min de leitura

Pesquisadores do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Alabama confirmaram o que todos nós já suspeitávamos: um simples passeio em um parque pode deixar qualquer pessoa mais feliz. O estudo da equipe foi publicado recentemente na revista científica britânica International Journal of Environmental Health Research.

A conclusão dos cientistas é de que bastam 20 minutos em um parque para que as pessoas comecem a se sentir mais felizes. Eles atribuem esse fenômeno ao contato com a natureza e à participação em atividades sociais. Dessa maneira, é possível melhorar tanto a saúde física quanto a mental, principalmente nas grandes cidades.

Como a pesquisa foi conduzida e quais foram as conclusões

(Reprodução/Pexels)

Os pesquisadores convidaram 94 pessoas adultas para participar do estudo. Basicamente, elas foram orientadas a passar mais tempo em alguma das três principais áreas verdes da cidade de Mountain Brook – que, assim como a instituição que conduziu a investigação, fica no estado de Alabama –, Cabaha River Walk, Jemison Park e Overton Park.

O objetivo dos cientistas era comprovar resultados de uma pesquisa anterior, que mostrava que a realização de atividades físicas era essencial para a melhoria da saúde mental. No entanto, eles descobriram que as pessoas notavam diferenças no bem-estar depois de passarem um tempo no parque, independentemente do que tivessem feito por lá.

Isso mostra que qualquer tipo de pessoa pode se beneficiar de uma visita a um parque. “Se você não puder ser fisicamente ativo por conta da idade, de alguma deficiência ou de outra limitação, ainda pode conquistar benefícios para a sua saúde apenas fazendo um passeio em um parque da sua cidade”, explicou Gavin R. Jenkins, um dos pesquisadores responsáveis pela condução do estudo.

A contribuição dos parques para a saúde mental das pessoas também se torna um motivo a mais para preservá-los. “Há uma pressão crescente sobre as áreas verdes nas cidades. Procuram substitui-las por imóveis residenciais e comerciais. Existem evidências cada vez maiores sobre a importância delas, mas elas continuam a ser extintos”, lamentou Jenkins.

Agora que você já conhece os benefícios de ir ao parque, que tal levar o seu animal de estimação para passear, fazer um piquenique com a sua família, praticar algum esporte com os seus amigos, colocar a leitura em dia ou pegar um pouco de sol? Depois volte aqui e conte para a gente se percebeu alguma diferença no seu bem-estar!