Ideia de uma IA que toma decisões políticas está cada vez mais popular

25/03/2019 às 07:002 min de leitura

A pesquisa European Tech Insights, conduzida pelo Center for the Governance of Change descobriu que 25% dos europeus são a favor de permitir que um sistema de inteligência artificial tome decisões políticas importantes. O estudo investiga como cidadãos de oito países europeus (França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Holanda e Reino Unido) percebem as transformações tecnológicas que estão se desenrolando em suas cidades e no mercado de trabalho.

Ao serem perguntados sobre como se sentem a respeito de deixar uma inteligência artificial tomar decisões importantes para os rumos do país, os holandeses são os mais otimistas, com 43% dos entrevistados se mostrando favorável. A pesquisa, que ouviu 2576 pessoas, também mostra que fatores como gênero, nível educacional e ideologia não afetam a disposição das pessoas em permitir a interferência da inteligência artificial em decisões políticas. Pessoas com nível superior são tão ou mais inclinadas a aceitar isso que as de menor escolaridade, e não foram encontradas diferenças significativas em termos de gênero, idade ou ideologia. 

(Reprodução/European Tech Insights)

O relatório da pesquisa afirma que os resultados provavelmente estão relacionados com o crescimento da desconfiança dos cidadãos em relação aos governos e aos políticos, evidenciando um questionamento do modelo de democracia representativa da Europa. Provavelmente, essas pessoas acreditam em uma objetividade maior dos algoritmos quando comparados aos políticos, desconsiderando que a IA frequentemente reproduz problemas já existentes socialmente, como um viés que prejudique grupos marginalizados. 

Ao mesmo tempo que parte dos entrevistados demonstram algum grau de confiança na inteligência artificial, a maioria dos europeus espera que os governos estabeleçam novas regras para limitar a automação no mercado de trabalho e evitar o fechamento de postos de emprego. 67% dos entrevistados são a favor de aumentar impostos para empresas que cortem pessoal devido à automação, enquanto 72% acredita que o governo deve limitar o número de empregos que podem ser substituídos por máquinas. Além disso, 70% acredita que as novas tecnologias podem causar mais malefícios que benefícios caso não sejam controladas apropriadamente. 

Ideia de uma IA que toma decisões políticas está cada vez mais popular via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: