Ciência
03/04/2019 às 02:00•1 min de leitura
Você já parou para pensar se aquele arroz que sobrou do almoço realmente vale a pena reaquecer para comer em outra refeição? Apesar de parecer algo inofensivo, saiba que a prática pode causar problemas de saúde. Ainda mais aqui no Brasil, onde o “feijão com arroz” é um dos pratos típicos do país.
De acordo com site de Saúde Nacional do Reino Unido, manter o arroz em temperatura ambiente pode fazer com que esporos de uma bactéria existente no arroz cru se desenvolvam. O problema, nesse caso, é que a bactéria em questão, a Bacillus cereus, podem sobreviver ao cozimento e acabar causando intoxicação alimentar.
Para evitar altas chances desse tipo de problema acontecer é bom que, após preparar o arroz, você tome algumas precauções: para começar, é importante guardar os grãos na geladeira assim que prontos e, caso não seja possível, acelerar o resfrio o máximo possível para então guardar na geladeira.
Por mais que a vontade de preparar a maior quantidade de comida possível para que você não precise cozinhar mais vezes durante a semana, também é recomendado não guardar o arroz por mais de um dia, mesmo na geladeira. Além disso, se a sua mãe nunca lhe ensinou a regra de ouro, vale aproveitar a última dica: nunca reaqueça os mesmos alimentos mais de uma vez.