Pesquisa revela que barbas podem ser mais sujas que pelos de cachorros

27/04/2019 às 06:002 min de leitura

Após um estudo recente feito por um grupo de pesquisadores suíços da Clínica Hirslanden, é mais higiênico dar um beijo no seu cão do que no seu namorado barbudo. É que após análises, os estudiosos descobriram que havia mais germes abrigados nos bigodes de uma barba do que na pelagem de cães, o que pode ser um perigo em potencial para a saúde.

Foram analisadas as barbas de 18 homens e pescoços de 30 cães, de diversas raças, em seguida os resultados foram comparados. De acordo com a pesquisa, todas as barbas coletadas estavam cheias de bactérias e cerca de 50% carregavam insetos prejudiciais à saúde humana, enquanto os cães testados mostraram uma carga bacteriana significativamente inferior.

Segundo o professor e diretor do estudo, Andreas Gutzeit: “Com base nessas descobertas, os cães podem ser considerados limpos comparados aos homens barbudos”, explicou.

Originalmente, o estudo foi destinado a determinar se os seres humanos estariam correndo risco de ser infectado por uma doença transmitida pelos cães, para isso foi utilizado um scanner de ressonância magnética usado por veterinários. Após os exames de RM dos cães, os scanners foram desinfetados e mostraram uma contagem de bactérias significativamente menor, se comparado com os níveis observados quando usados por seres humanos.