NASA dá início a projetos de trajes auto-regenerativos e sondas-aranha

03/05/2019 às 11:302 min de leitura

A NASA finalmente está buscando inspiração para suas ações onde todos nós esperávamos: os filmes de ficção científica do século passado! Brincadeiras à parte, alguns dos projetos aprovados pela agência para futuros programas de exploração especial parecem, sim, ter saído de uma produção cinematográfica do gênero.

Entre os itens em desenvolvimento, está, por exemplo, um traje para astronautas que tem poder regenerativo. Isso significa que ele não apenas dará condições para que o astronauta realize atividades fora do veículo, mas também atuará como uma segunda pele e se auto-reconstruirá em caso de alguma eventualidade. "Como?", você deve estar se perguntando. Usando uma tecnologia avançadíssima e revolucionária da robótica. A ideia é que ele ajude os astronautas e missões na superfície de Marte, para onde a NASA está mirando atualmente.

Este é apenas um dos projetos que estão em desenvolvimento pelo NIAC (NASA Innovative Advanced Concepts), o programa de Inovação da agência, que é quem cuida da criação destas tecnologias fora da caixa. Ao todo, serão financiados 18 estudos que devem ajudar a solucionar alguns dos principais entraves da atualidade na exploração espacial e tornar viável - mais confortável - a viagem à Lua e a Marte, para onde a NASA pretende enviar astronautas. No caso da Lua, o polo solar do satélite natural da Terra é o objetivo em cinco anos.

Outro objetivo da NASA é explorar Venus, um planeta extremamente quente. Para chegar até lá, os materiais das naves precisariam ser ultrarresistentes ao calor, algo que não atingimos ainda. Por isso, entre os projetos aprovados pelo NIAC é o de um veículo que consiga se manter em movimento na superfície do planeta, de forma a conseguir enviar algum tipo de comunicação para a Terra.

Se você achou pouco - e loco! - veja essa ideia: milhares de minissondas capazes de estudar atmosferas planetárias, inspiradas em pequenas aranhas e leves o suficiente para voar com o vento. Apesar da leveza e do tamanho reduzido, elas conseguiram tirar medias do ar de onde quer que sejam soltas!

É um projeto mais ousado – porém, possível – do que o outro, não é? A lista completa com os 18 recém aprovados e seus autores e especificações pode ser encontrada no site da NASA, aqui, em inglês.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: