Olhe a bomba! Por que os chimpanzés têm mania de atirar cocô em humanos?

02/08/2019 às 01:522 min de leitura

Você pode nunca ter passado pela (desagradável) experiência de se tornar alvo de cocô lançado por chimpanzés durante uma visita ao zoológico. Inclusive, pode ser que você jamais tenha presenciado essa bizarra atividade. No entanto, esse tipo de coisa acontece com frequência – e se você não acredita, faça uma busca no YouTube e se prepare para se surpreender com a quantidade de resultados! Mas, enfim, por que os chimpanzés fazem isso? Seria revolta por serem mantidos em parques por humanos? Simples antipatia? Será que eles nos detestam e por isso atiram fezes em nós?

Comportamento peculiar

Na realidade, o lançamento de cocô não consiste em um comportamento que é observado com frequência na natureza entre os primatas. Entretanto, quando ficam frustrados ou nervosos, ou, ainda, querem demonstrar que são dominantes, os chimpanzés costumam mover os braços e ficar em pé, assim como atirar objetos como galhos, pedras e coisas do tipo contra outros indivíduos.

No caso dos primatas que são removidos de seu habitat e passam a viver em cativeiro, é comum que eles fiquem estressados e fiquem agitados – o que, por sua vez, faz com que eles apresentem o mesmo comportamento que teriam na natureza. Acontece que os chimpanzés mantidos em zoológicos e parques dificilmente dispõem dos mesmos objetos aos quais eles teriam acesso se estivessem vivendo soltos, e o que eles têm mais à mão para atirar na galera, seja para extravasar ou para demonstrar dominância, é o cocô.

Para piorar as coisas, sempre que os chimpanzés se levantam e se mostram mais agitados diante da plateia – e decidem lançar fezes contra a "plateia" –, a reação das pessoas costuma ser bastante escandalosa,  o que acaba reforçando o comportamento e aumentando a probabilidade de que ele se repita.

É importante ter em mente que o comportamento não representa um tipo de retaliação por parte dos primatas, nem uma demonstração de revolta ou raiva contra nós – embora fosse totalmente compreensível se fosse o caso, considerando a situação em que eles se encontram e que muitos são mantidos em condições longe de serem adequadas. O lançamento de objetos (e, na falta deles, fezes) consiste em um tipo de comunicação usada por essas criaturas para estabelecer laços e hierarquias sociais entre os indivíduos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: