Indianos irão chegar até a Lua pela 1ª vez na missão espacial Chandrayaan-2

Indianos irão chegar até a Lua pela 1ª vez na missão espacial Chandrayaan-2

Último Vídeo

A Agência de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) alcança mais uma conquista espacial neste ano de 2019. A missão Chandrayaan-2, que teve início no dia 22 de julho, será a primeira que permitirá indianos estudarem a Lua in loco. Esta é a segunda missão lunar do país, a anterior (Chandrayaan-1), foi somente orbital — motivo pelo qual não se pôde estar na superfície do satélite.

Reprodução/Chandrayaan-2

Durante a missão, enquanto a nave estava a 5 mil quilômetros da Terra, diversas fotos foram tiradas. Sob uma nova perspectiva, podemos enxergar nosso planeta azul com nitidez e alta qualidade. “As imagens que obtivemos da Terra a partir da espaçonave são nítidas e bastante impressionantes, e estamos felizes com a forma como a missão foi desenvolvida até agora.”, afirmou Kailasavadivoo Sivan, presidente da ISRO.

Segundo especialistas, a previsão de pouso da nave é para o dia 6 de setembro. Estima-se, além disso, que já no dia seguinte as explorações com o rover Pragyan devem ser iniciadas. Ademais, 14 cargas científicas estão a bordo da nave e serão usadas nesta missão que durará cerca de um ano. O objetivo da Chandrayaan-2 é explorar todo o pólo sul do satélite, além de estudar as composições química e mineral desta região através de experiências científicas. 

Reprodução/Chandrayaan-2

Este é um marco histórico no desenvolvimento espacial da Índia que está a ponto de se tornar o quarto país a chegar à Lua (depois dos Estados Unidos, da China e da Rússia) e mais: será a primeira nação a levar um rover ao pólo sul lunar.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.