Queda da torre mais alta do mundo completa 28 anos

08/08/2019 às 08:001 min de leitura

O dia 8 de agosto de 2019 marca os 28 anos da queda de uma das estruturas mais altas do mundo. Trata-se de Torre de Rádio de Varsóvia, que tinha 646,39 m de altura e pesava 400 toneladas. Ela só seria superada quase duas décadas depois, com a inauguração do arranha-céu Burj Khalifa, que tem 828 m.

Construída entre os anos de 1970 e 1974, a Torre de Rádio de Varsóvia emitia sinais que podiam ser captados na Europa, na África e na América do Norte. Porém, na medida em que foi se tornando obsoleta, ela deixou de receber a manutenção necessária para continuar de pé.

De fato, a queda aconteceu durante o processo de troca de alguns cabos de aço. Ventos fortes fizeram com que o mastro cedesse e, em seguida, partisse ao meio. Fragmentos da estrutura voaram em todas as direções, mas felizmente não atingiram pessoas ou construções.

Depois da queda

A base da Torre de Rádio de Varsóvia. Foto: Zonk43/Reprodução

Uma investigação concluiu que a responsabilidade pelo acidente era da empresa responsável por construir e manter a Torre de Rádio de Varsóvia. Eventualmente, o coordenador da construção e o chefe de divisão foram condenados a dois anos de prisão cada.

A Torre de Rádio de Varsóvia nunca passou por um processo de reconstrução. Inclusive, na propriedade em que ela costumava ficar, ainda é possível encontrar treliças quebradas, arames emaranhados e blocos de amarração, além da base do antigo mastro e de uma construção intacta.

Uma curiosidade é que a Torre da Rádio Gaúcha, que é considerada a maior estrutura construída pelo homem no Brasil, é uma réplica da Torre de Rádio de Varsóvia. Ele foi erguida entre os anos de 1985 e 1986 para melhorar a transmissão de partidas de futebol e fica na região metropolitana de Porto Alegre.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: