Veja imagens do asteroide imenso que passou recentemente perto da Terra

09/08/2019 às 11:002 min de leitura

Você consegue imaginar um asteroide do tamanho de um campo de futebol passar “despercebido” próximo à Terra? Claro que quando falamos do espaço as medidas são um pouco diferentes das que estamos acostumados. O tamanho do asteroide é de 130 metros de largura e esse “próximo” são 73 mil quilômetros. Pois não só aconteceu em julho, como foram captadas imagens do asteroide batizado de 2019 OK.

Embora o Sol tenha feito uma forcinha para deixá-lo passar despercebido, o 2019 OK não apenas foi detectado enquanto passava exatamente acima da Terra, como foi “fotografado”. Um dia depois que o Observatório Sonear (Observatório Austral Para Pesquisas de Asteroides Próximos à Terra), que fica em terras brasileiras, em Minas Gerais, descobrir o caminho de aproximação do asteroide, no dia 25 de julho, dois telescópios conseguiram capturar imagens que podem nos dar uma ideia do astro 2019 OK.

Nas imagens captadas, podemos notar um ponto escuro no centro da imagem, que é o nosso astro em particular, o 2019 OK, e também percebemos sua movimentação através de um fundo que parecem com listras fracas, mas que na verdade são as estrelas. Ou seja, foi possível captar a movimentação do asteroide no espaço enquanto “raspava” a Terra.

As imagens conseguiram ainda dar informações importantes para que especialistas conseguissem ter medidas mais precisas tanto da posição quanto do movimento do 2019 OK.

Mas, não há motivo para pânico. Além de ser bastante comum que asteroides do tamanho do 2019 OK se movimentem pelo espaço, o choque de um deles com a Terra ocorre, em média, a cada 100 mil anos. Já o 2019 OK, que foi “descoberto” por cientistas brasileiros, não deve voltar a se aproximar da Terra pelos próximos 200 anos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: