Banquete marciano: composto de alimentos pode ajudar com gravidade de Marte

Banquete marciano: composto de alimentos pode ajudar com gravidade de Marte

Último Vídeo

Embora hoje em dia haja uma boa compreensão sobre os efeitos da gravidade na fisiologia humana, ainda há muito para se descobrir principalmente para auxiliar em novas missões de longo prazo ao planeta vermelho, garantindo um retorno seguro à Terra.

Fonte: Pixabay

Em estudo divulgado pela revista Frontiers in Physiology, a pesquisadora Marie Mortreux apresentou os efeito do antioxidante resveratrol, que pode ser encontrato em alimentos como; amendoim, chocolate, mirtilo e uva. O teste foi realizado em camundongos expostos à gravidade marciana simulada, algo em torno de 40% em relação à da Terra. A pesquisa propõe que o uso do resveratrol ajudaria a combater efeitos deteriorantes da gravidade reduzida, protegendo os sistemas músculo-esqueléticos ao longo do tempo. Nesta análise, os animais que receberam doses do antioxidante mantiveram mais densidade e massa muscular do que o grupo que não teve acesso à essa substância.

Roedores não foram as únicas criaturas submetidas à testes semelhantes. Em 2015, as estruturas corporais do astronauta Scott Kelly foram analisadas em comparação ao de seu irmão, Mark Kelly, que permaneceu em Terra durante o mesmo período.

Essa e as diversas outras pesquisas em andamento pelo mundo com este intuito buscam dar sequência ao que o processo de evolução natural faz de melhor: buscar maneiras de sobrevivência em novos ambientes, com o menor dano possível à saúde.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.