Boas-novas: última alcateia de lobos-cinzentos da Califórnia teve filhotes!

16/08/2019 às 06:002 min de leitura

Embora os lobos-cinzentos (Canis lupus) não se encontrem em risco imediato de entrar em extinção, é inegável que eles perderam boa parte de seu habitat em virtude da expansão da ocupação humana pelos territórios que esses animais costumavam ocupar. Na Califórnia mesmo, segundo Neringa Utaraite, do site Bored Panda, os lobos desapareceram de lá por volta da década de 20, depois que agricultores e rancheiros declararam guerra contra as criaturas.

(Fonte: Bored Panda / California Department of Fish and Wildlife / Reprodução)

Incompreendidos

Os lobos-cinzentos foram praticamente extintos da costa oeste norte-americana por medo de que eles atacassem os rebanhos de ovelhas e gado ou caçassem os cervos e alces que vivem no território até o seu completo desaparecimento. Entretanto, a presença dos lobos é importantíssima para o equilíbrio do ecossistema local.

(Fonte: Bored Panda / California Department of Fish and Wildlife / Reprodução)

Isso porque, apesar do temor dos humanos, os lobos ajudam a manter as populações de cervos e alces sob controle o que, consequentemente, tem impacto na preservação da vegetação. Afinal, herbívoros demais consumindo a vegetação impactaria não só a disponibilidade de alimentos, como a oferta de cobertura vegetal que serve de habitat para inúmeras espécies de animais.

Lenta recuperação

Na realidade, as populações de lobos-cinzentos sofreram forte declínio em todos os EUA ao longo dos anos, até que, em meados dos anos 90, foram iniciados trabalhos de reintrodução desses animais em parques e áreas florestais e os números de indivíduos voltaram a se recuperar. No entanto, essas criaturas demoraram para retornar à Califórnia – e as autoridades responsáveis pelo monitoramento da fauna e flora locais só foram descobrir que havia uma pequena alcateia de lobos-cinzentos no estado há pouco menos de 1 década.

Então, em abril deste ano, câmeras de monitoramento instaladas em uma área remota do condado de Lassen capturaram imagens mostrando que a alcateia, composta por cerca de 7 animais – até onde se sabia –, havia crescido. Segundo as autoridades, um casal teve 3 filhotes, aumentando a população de lobos-cinzentos na Califórnia para 10 indivíduos, e os bichinhos passam bem, pois voltaram a ser observados no final de junho. Tomara que a iniciativa de reintrodução continue tendo sucesso e mais lobinhos continuem a nascer!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: